A COVID-19 E A DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE: UM PROJETO CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n11.7732

Palavras-chave:

coronavírus, desigualdades sociais, educação popular, saúde

Resumo

O ano de 2020 foi interrompido pela pandemia do coronavírus, quando abruptamente universidades, escolas, comércio e serviços não essenciais foram paralisados. Neste contexto adverso foi criado o projeto “A COVID 19 e a determinação social da saúde”. Uma pesquisa qualitativa, com enfoque na estratégia do diagnóstico participativo, que buscou discutir com a comunidade de uma escola pública federal, localizada em Niterói/RJ, sobre as condições de saúde e vulnerabilidade social impactadas pela pandemia, provocando reflexões e ações sobre as iniquidades em saúde. Neste artigo descrevemos as ações desenvolvidas pelos bolsistas deste projeto, analisando seus desdobramentos sob a luz da teoria da determinação social da saúde e da educação popular em saúde. Apesar das limitações impostas pelo distanciamento social, conseguimos dialogar virtualmente com a comunidade através das ações do projeto, promovendo discussões e reflexões importantes para o fortalecimento mútuo, contra todo tipo de ataque que insiste em aprofundar as desigualdades sociais. 

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Biografia do Autor

Luciana Collier, COLUNI/Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências (FIOCRUZ), Universidade Federal Fluminense. 

Victoria do Livramento, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Serviço Social (UFF), Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ

Carolina Dantas Magalhães Lopes, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Serviço Social (UFF), Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ),

Juliane Menezes da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Serviço Social (UFF), Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ)

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Publicado

2021-08-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: CEM ANOS DE PAULO FREIRE: RESISTÊNCIAS E UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS