PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COM TUTORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8194Palavras-chave:
Docência, Tutoria, Ensino a DistânciaResumo
O ensino na modalidade a distância tem demandado a atenção de estudiosos sobre temas como formação de professores, mediação, tutoria, metodologias e práticas de ensino. A docência, por sua vez, torna-se um desafio, visto que boa parte dos professores são bacharéis e, em sua maioria, não possuem formação pedagógica para atuar na profissão docente. Assim, o problema desta pesquisa reside na prática docente do administrador que atua como professor no EAD. Por meio de pesquisa qualitativa, apoiando-se na análise de conteúdo, objetivou-se com este trabalho analisar as práticas dos professores que atuam no curso de graduação em Administração do Consórcio CEDERJ, em busca de se identificar competências, habilidades e atitudes docentes para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a EAD. Os resultados evidenciam que os professores exercem dupla carreira - em organizações mercadológicas e na instituição de ensino. Ademais, existem lacunas na formação docente, sendo que muitos deles promovem apenas a formação continuada, direcionada para o mercado de trabalho, tornando a prática docente mais difícil.
Downloads
Referências
AKTOUF, O. Ensino de Administração: por uma pedagogia para mudança. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 35, p. 151-159, 2005.
ALMEIDA, M. E. B. A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola. Educação Temática Digital, v. 10, p. 186–202, 2009.
ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e na EAD: dinâmicas e lugares. Educ. Soc., v. 31, n. 113, p. 1319–1335, 2010.
ARAÚJO, G. D.; SILVA, A. B.; BISPO, A. C. K. A.; LIMA, T. B. O desenvolvimento do pensamento reflexivo no curso de Administração. Revista Reflexão e Ação, v. 21, p. 149– 176, 2013.
BENTES, R. F. A avaliação do tutor. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Org.) Educação a distância: O Estado da Arte. São Paulo: Pearson, 2009. p. 166-170.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081–1102, 2009.
BOAVENTURA, P. S. M.; SOUZA, L. L. F.; GERHARD, F.; BRITO, E. P. Z. Desafios na formação de profissionais em administração no Brasil. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 1–31, 2018.
BONOTTO, G.; FELICETTI, V. L. Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema. Educação Por Escrito, v. 5, n. 1, 2014.
BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9057-25-maio2017-784941-publicacaooriginal-152832-pe.html. Acesso em: 25 maio 2018.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 27 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras
providências. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf. Acesso em: 15 jun. 2018.
BRITO, L. M. P.; LEONE, M. Competências gerenciais requeridas em empresas familiares: um olhar feminino. Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 32, p. 50–64, 2012.
CARNEIRO, S. N. V.; NASCIMENTO, M. I. S.; COUTINHO, E. M. C.; RONCOLATO, C. E. O. A formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de Administração. Rev. Diálogo Educ, v. 18, n. 56, p. 209–230, 2018.
COELHO, M. A.; DUTRA, R. L., MARIELI, J. Andragogia e heutagogia: práticas emergentes na educação. Revista Transformar, n. 8, p. 1-11, 2016.
COSTA, S. R. S.; DUQUEVIZ, B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 603–610, 2015.
D’ANGELO, H. A formação do administrador e a atuação docente. Revista Administração em Diálogo, v. 8, n. 1, p. 1–9, 2006.
FERREIRA, R. C. A.; VIEIRA, A. M. Trabalho docente e tecnologias da educação: mediação e confluência. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 2, n. 3, p. 46–62, 2013.
FIORAVANZO, C. M.; VIEIRA, A. M.; CLARO, J. A. C. S. Avaliação e devolutiva: elementos indissociáveis no contexto do ensino superior a distância. Holos, v. 1, p. 107-123, 2016.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea. v. 5, n. Especial, p. 183–196, 2001.
FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRANCO, C. D. P. Conhecendo as experiências de aprendizagem de nativos digitais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, n. 2, p. 643–658, 2013.
FREITAS, P. F. P.; ODELIUS, C. C. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Cad. EBAPE.BR, v. 16, n. 1, p. 35–49, 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOI, C. K.; BALSINI, C. P. V. A pesquisa qualitativa dos estudos organizacionais brasileiros: uma análise bibliométrica. In: GODOI, C. K.; BALSINI, C. P. V.; GODOI, C. K.; MELLO, R. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 89-112.
GRIGOLI, J. A. G.; TEIXEIRA, L. R. M. Prática docente, modelos de ensino e processos de formação: Contradições, resistências e rupturas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 27, 2004, Caxambu.
Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior 2016 Notas Estatísticas. Brasília: Inep, 2016. Disponível em:
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre _o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior 2017 Notas Estatísticas. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_e ducacao_superior_2017 notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: 18 dez. 2018.
JUNGES, K. S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, v. 33, n. 1, p. 285–317, 2015.
LEAL, R. B. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância. Revista Iberoamericana de Educación, v. 36, n. 5, p. 1–16, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2013.
LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação e Realidade, v. 40, n. 2, p. 629–650, 2015.
LONGO, C. R. J. EAD na pós-graduação. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Org.) Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009. p. 215-222.
LOPES, L. F.; PEREIRA, M. R. F. O que e o quem da EAD. In: PEREIRA, M. F. R.; MORAES, R. A.; TERUYA, T. K. (Org.). Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
MARCHI, A. C. B.; STREIT, I. R.; ARAÚJO, D. D.; DIEDRICH, M. S. A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de formação de tutores. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1, 2011.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2002.
MENDONÇA NETO, O. R.; VIEIRA, A. M.; ANTUNES, M. T. P. Industrialização da educação, Edtech e prática docente. EccoS – Revista Científica, n. 47, p. 149-170, 2018.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, p. 13-21, 2004.
MORAN, J. M; MASETTO, M.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2000.
NOGUEIRA, A. J. F. M.; BASTOS, F. C. Formação em administração: o GAP de competências entre alunos e professores. Revista de Gestão, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 221- 238, 2012.
OLIVEIRA, V. S.; SILVA, R. F. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos, v. 2, p. 193–205, 2012.
PARRY, S. B. The quest for competencies. Training, v. 33, n. 7, p. 48-56, 1996.
PATRUS, R.; LIMA, M. C. A formação de professores e de pesquisadores em Administração: Contradições e alternativas. Revista de Economia e Gestão, 2014. v. 14, n. 34, p. 4–29, 2014.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2001.
SANTOS, E. T. L. S.; LISBOA, E. S.; BOTTEINTUT JUNIOR, J. B. Competências para a docência online: um estudo com professores do curso de pedagogia do núcleo de educação a distância da universidade federal do maranhão. Revista Paidéi@, v. 8, n. 14, 2016.
SCHӦN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, J. M.; SOUZA, M. A. Trabalho docente na EAD. In: MORAES, R. A.; TERUYA, T. K. (Org.). Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
SILVA, M. P. D.; MELO, M. C. O. L.; MUYLDER, C. F. Educação a distância em foco: Um estudo sobre a produção científica brasileira. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 202–230, 2015.
SLOMSKI, V. G. Saberes e competências do professor universitário: Contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de Ciências Contábeis do Brasil. Revista Contabilidade e Organizações, v. 1, n. 1, p. 87–103, 2007.
SOUZA-SILVA, J. C.; DAVEL, E. Concepções, práticas e desafios na formação do professor: examinando o caso do ensino superior de administração no Brasil. Organizações & Sociedade, v. 12, n. 35, p. 113–134, 2005.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TEZANI, T. C. R. Nativos digitais: Considerações sobre os alunos contemporâneos e a possibilidade de se (re)pensar a prática pedagógica. Doxa: Rev. Bras. Psicol Educ., v. 19, n. 2, p. 295–307, 2017.
VIEIRA, A. M.; RIVERA, D. P. B. A Hermenêutica no Campo Organizacional: duas possibilidades interpretativistas de pesquisa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 44, p. 261-273, 2012.
VILIONE, J. L., JORGE, M. E. N. Competências e habilidades do tutor em EAD: desafios e superações. Colloquium Humanarum, v. 11, n. Especial, p. 807–814, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Glauco Carvalho Campos, Almir Martins Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND