ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8404Palavras-chave:
Mestrado profissional, Metodologia de pesquisa, Análise de prosa, Grupo de discussãoResumo
O artigo traz algumas alternativas para o encaminhamento dos projetos de pesquisa no Mestrado Profissional (MP) em educação. Toma como pano de fundo um texto publicado pela professora Marli André, no início da década de 1980, por meio do qual ela chamou a atenção para o crescimento do uso da abordagem qualitativa de pesquisa e propôs a Análise de Prosa
como alternativa para a análise desses dados. Nosso objetivo foi recuperar essa discussão e demonstrar que tanto a abordagem qualitativa de pesquisa quanto a pesquisa aplicada se constituem em meios adequados para a realização dos projetos de pesquisa nos MP. Por meio de revisão bibliográfica e documental, apresentamos os desafios da coleta e análise de dados qualitativos. Como alternativa, propomos o emprego do Grupo de Discussão, que pode ser utilizado remotamente em razão da pandemia de covid-19 para coletar dados, e a Análise de Prosa para análise desses dados nos programas profissionais em educação.
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