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ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.8404

Palavras-chave:

Mestrado profissional, Metodologia de pesquisa, Análise de prosa, Grupo de discussão

Resumo

O artigo traz algumas alternativas para o encaminhamento dos projetos de pesquisa no
Mestrado Profissional (MP) em educação. Toma como pano de fundo um texto publicado pela
professora Marli André, no início da década de 1980, por meio do qual ela chamou a atenção
para o crescimento do uso da abordagem qualitativa de pesquisa e propôs a Análise de Prosa
como alternativa para a análise desses dados. Nosso objetivo foi recuperar essa discussão e
demonstrar que a abordagem qualitativa de pesquisa, assim como a pesquisa aplicada, se
constituem em meios adequados para a realização dos projetos de pesquisa nos MP. Por meio
de revisão bibliográfica e documental, apresentamos os desafios da coleta e análise de dados
qualitativos. Como alternativa, propomos o emprego do Grupo de Discussão, que pode ser
utilizado remotamente em razão da pandemia de covid-19 para coletar dados, e a Análise de
Prosa para análise desses dados nos programas profissionais em educação.

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Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Ana Sílvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

André dos Anjos Cangueiro Silva, Universidade Paulista - UNIP

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP)

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Publicado

2022-05-04 — Atualizado em 2022-10-05

Versões

Edição

Seção

DOSSIÊ: MÉTODOS, METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA