O PAPEL MEDIADOR DAS TECNOLOGIAS PARA OS LETRAMENTOS: PRODUÇÃO E CONSUMO DE FOTOGRAFIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8508Palavras-chave:
Multimodalidade. Letramento visual. Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo decorre de uma investigação de mestrado, que procurou analisar a progressão no desenvolvimento do letramento visual na perspectiva de uma Educação para o olhar, na possibilidade do espaço digital multimodal de textos por meio de atividades com fotografias capturadas por crianças na escola. A fim de analisar e refletir sobre a dimensão imagética com as crianças, esta pesquisa foi definida em uma abordagem metodológica qualitativa a partir de um estudo de caso e, para coleta de dados, foram adotadas a observação, o grupo focal e questionário. O suporte teórico foi alicerçado em autores tais como Harari (2016), Kenski (2012), Lévy (2010, 2011), Ribeiro (2012), Rojo e Moura (2012), Coscarelli (2016), Kress (1996-2010), dentre outros. Entre outras dimensões, os dados mostraram que as crianças ampliaram as habilidades de leitura e escrita multimodal, desenvolvendo o letramento visual, especialmente com vistas ao consumo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Bruna Santos. COM.CRIAÇÃO UFMG: proposta de blog para setor de Criação Gráfica do Centro de Comunicação da UFMG – CEDECOM. 2016. Trabalho (Conclusão de Curso) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
p.
BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Zahar, 2011. 228 p. Disponível em
https://farofafilosofica.com/2017/02/24/zygmuntbauman-em-pdf-31-livros-para-download/.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de janeiro: Zahar, 2008.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de. GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018 (Coleção Tendências em Educação Matemática).
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. Tradução de Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
KAWACH, Guilherme Jotto. Entre letramentos e multiletramentos: contribuições teóricas pra um ensino crítico de língua inglesa. Dossiê especial: Formação docente, tecnologias digitais e educação crítica. ROCHA; HIBARINO AZZARI (org.). Revista X, v. 2, p. 44-61, 2015.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. 141 p.
KLEIMAN, Ângela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).
KRESS, Gunther. Multimdodality: A Social Semiotic Approach to Contemporany Communication. London: Routledge. 2010.
LEMKE, Jay L. Metamedia literacy: transforming meanings and media. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49 n.2, p. 455-479, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tla/v49n2/09.pdf. Acesso em: 1 ago. 2019.
LEMOS, André; PASTOR, Leonardo. A fotografia como prática conversacional de dados. Espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. Comunicação Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 10-33, jan./abr. 2018.
LEMOS. André, SENA. Catarina de. Mais livre para publicar: efemeridade da imagem nos modos “galeria” e “stories” do Instagram. Revista Mídia e Cotidiano, S. l., v. 12, n. 2, p. 6- 26, ago. 2018.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. 208 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 272 p. (Coleção TRANS).
MAGDA, Soares. Alfabetização e Letramento: teorias e práticas. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (2 horas). Publicado pelo canal ABRALIN. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UnkEuHpxJPs&t=4009s. Acesso em: 7 set. 2020.
RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira. Entrevista com Ana Elisa Ferreira. [S. l.: s. n.], 2012. 1 vídeo (44 min.). UFMG Tube. Disponível em:
https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/ufmgtube/entrevistas/entrevista-com-ana-elisa-ribeiro/. Acesso em: 20 abr.2019.
RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento Digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, on-line, v. 8, n. 1, p. 15-38, jan./jun. 2009.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 21-34, jan./jun. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em: 24 ago. 2019.
RIBEIRO, Ana Elisa. NOVAIS, Ana Elisa Costa. Letramento digital em 15 cliques. Belo Horizonte: RHJ, 2012. 192 p.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 128 p. (Linguagens e tecnologias).
RIO VERDE. Dilma Maria Campelo. Gêneros textuais e infografia: a busca por novas perspectivas de ensino e aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de textos verbo-visuais. Orientadora: Ana Maria Nápoles Villela. 2017. 253 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
ROJO, Roxane Helena R, MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANCHO, Juana; COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias da aprendizagem e a educação contemporânea. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (1 hora). Publicado pelo canal NELT UFBA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yN63PY3Yhjk. Acesso em: 10 mar. 2021.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonoro visual verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época, 47).
XAVIER, João Paulo. Letramento visual crítico: leitura, interpretação e apropriação das imagens dos livros didáticos. Orientadora: Elzimar Goettenauer Marins Costa. 2015. 184 f. Tese (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de
Minas Gerais, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 ANDRÉIA DE ASSIS FERREIRA, Tatiane Nunes Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND