UMA ESCOLA HOSPITALEIRA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8589Palavras-chave:
hospitalidade; identidade e diferença; inclusãoResumo
É possível conceber a educação de uma outra maneira, que não seja um processo de desenvolvimento e formação para alguns alunos – os que cabem no modelo estabelecido pela escola? Podemos reconstruir a escola, com base na acolhida incondicional a todos os alunos? Inspirado na recriação dos processos de ensino e de aprendizagem, firmados nas concepções de: hospitalidade em Jacques Derrida; de diferença em si em Gilles Deleuze; e emancipação intelectual, segundo Jacques Rancière, este texto pretende dar uma resposta afirmativa a essa questão.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto No. 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Edições Graal.2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Tratado de Nomadologia: a Máquina de Guerra. In: Mil Platôs — capitalismo e esquizofrenia. v. 5. São Paulo, Editora 34, 1997.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2a. edição, 2010.
DERRIDA, J. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade/ Jacques Derrida [Entrevistado]. São Paulo: Escuta, 2003.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos . Acesso: 29 Jun. 2022.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.
SCHÖPKE, R. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
SERRES, M. Filosofia Mestiça: le tiers – instruit. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Maria Teresa Egler Mantoan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND