ARTE E PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEAS: ENSINAR E APRENDER COM TODOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8593

Palavras-chave:

Arte; Ensino; Inclusão.

Resumo

Este ensaio propõe alguns desafios aos educadores.... Desafia a nossa reflexão, os nossos conceitos, as nossas ações, as práticas cristalizadas. A proposta é que estejamos abertos para pensar, articular, estabelecer relações, conexões diferentes e criativas. Desafia a olhar para nossa ação docente e refletir sobre a importância de mudarmos e deslocarmos nosso olhar para a Arte e a Pedagogia e suas importâncias no processo de ensinar e apreender na ação pedagógica. Como está o seu contexto e sua ação pedagógica? Em que contexto de aprendizagem estamos inseridos? O que envolve a aprendizagem? Qual é o papel da arte na construção do conhecimento em uma pedagogia contemporânea que abarque todos os educandos indistintamente? Sobre estas questões debruça-se este texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Rocha Borges, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP

Doutora em Educação pela UNICAMP,  Coordenadora do Programa de Estudos em Políticas Públicas para a Educação Infantil - PEPPEI do NEPP/UNICAMP.

Maria Sandra de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação/UNISAL. Gestora Educacional e Formadora de professores no CEFEMS/SP

Roberta Puccetti, Universidade EStadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela UNICAMP. Pesquisadora do NEEP/UNICAMP, docente na Universidade Estadual de Londrina/UEL.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: Introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 1993.

BERARDI BIFO E SARTI,,A. Run: forma,vita, ricombinazione. Milano: Mimesis, 2008.

BONDÍA, Jorge Larossa, Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação, N° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

CASTANHO, Maria Eugenia L.M. Arte-Educação e intelectualidade da arte. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação Unicamp,1982.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G & GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 1 Editora 34, 1ª Ed. 1995. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

HOYUELOS, A. A estética no Pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. São Paulo: Phorte, 2020

LEPED, Canal do Youtube. Live Inclusão na Educação Infantil: um diálogo entre a Arte e a Pedagogia. Disponível em https://youtu.be/HCdl-l7Bztw

PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

RANCIERE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VECCHI, V. Arte e criatividade em Reggio Emília: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte, 2017.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DOSSIÊ: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E DESAFIOS DA ESCO