ARTE E PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEAS: ENSINAR E APRENDER COM TODOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8593Palavras-chave:
Arte; Ensino; Inclusão.Resumo
Este ensaio propõe alguns desafios aos educadores.... Desafia a nossa reflexão, os nossos conceitos, as nossas ações, as práticas cristalizadas. A proposta é que estejamos abertos para pensar, articular, estabelecer relações, conexões diferentes e criativas. Desafia a olhar para nossa ação docente e refletir sobre a importância de mudarmos e deslocarmos nosso olhar para a Arte e a Pedagogia e suas importâncias no processo de ensinar e apreender na ação pedagógica. Como está o seu contexto e sua ação pedagógica? Em que contexto de aprendizagem estamos inseridos? O que envolve a aprendizagem? Qual é o papel da arte na construção do conhecimento em uma pedagogia contemporânea que abarque todos os educandos indistintamente? Sobre estas questões debruça-se este texto.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: Introdução à filosofia. São Paulo: Editora Moderna, 1993.
BERARDI BIFO E SARTI,,A. Run: forma,vita, ricombinazione. Milano: Mimesis, 2008.
BONDÍA, Jorge Larossa, Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação, N° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002.
CASTANHO, Maria Eugenia L.M. Arte-Educação e intelectualidade da arte. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação Unicamp,1982.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G & GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol. 1 Editora 34, 1ª Ed. 1995. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
HOYUELOS, A. A estética no Pensamento e na obra pedagógica de Loris Malaguzzi. São Paulo: Phorte, 2020
LEPED, Canal do Youtube. Live Inclusão na Educação Infantil: um diálogo entre a Arte e a Pedagogia. Disponível em https://youtu.be/HCdl-l7Bztw
PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
RANCIERE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
VECCHI, V. Arte e criatividade em Reggio Emília: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Roberta Rocha Borges, Maria Sandra de Oliveira, Roberta Puccetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND