PESQUISA-AÇÃO E SEUS ASPECTOS METODOLÓGICOS NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8767

Palavras-chave:

Mestrado profissional, educação, pesquisa-ação

Resumo

A pesquisa no Mestrado Profissional tem evidenciado sua proximidade com a realidade para propor alternativas e soluções. Ainda são pouco explorados como se configuram as metodologias de pesquisa adotadas em Mestrados Profissionais. Por isso, o artigo objetiva analisar como a pesquisa-ação foi utilizada em relação aos instrumentos, processos metodológicos e a abordagem teórica em dissertações dos Mestrados Profissionais na área da Educação. A natureza da pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva e exploratória, de abordagem teórica fundamentada por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram coletados nos sites de 24 programas ou no repositório institucional. Os resultados evidenciam que os instrumentos utilizados favoreceram o registro coletivo. Quanto às abordagens teóricas e os procedimentos metodológicos, observou-se a necessidade deles serem descritos de forma mais fundamentada. Conclui-se que a dinâmica criada na pesquisa-ação mobilizou outras ações referentes à formação de grupos de estudo, e projetos integrados entre os professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Nogueira Rodrigues, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Educação (PhD in Curriculum and Instruction) pela Andrews University (EUA). Professora do Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil.

 

Gildene do Ouro Lopes Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutora em Psicologia Profissão e Ciência pela PUC/Campinas, atua como docente e coordenadora do Mestrado Profissional  em  Educação  do  Centro Universitário Adventista  de São  Paulo-Campus de Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil.

Referências

ANDRÉ, M. A. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Revista Plurais, v.1, n.1, 2016, p.30-41. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2300/1605. Acesso em: 03 ago. 2020.

ANDRÉ, M. A. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional, v.17, n.53, 2017, p.823-841. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/rt/printerFriendly/8459/1. Acesso em: 09 ago. 2020.

ANDRÉ, M.; PRÍNCIPE, L. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educ. Rev., Curitiba, Brasil, 63, 2017, p.103-117. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00103.pdf Acesso em: 05 ago. 2020.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução Lucie Didio. Brasília: Plano 2002.

BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

CHISTÉ, P. S. Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática. Ciência & Educação (Bauru), v.22, n.3, 2016, p.789-808. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n3/1516-7313-ciedu-22-03-0789.pdf. Acesso em: 05 ago. 2020.

COUTO, M. E. S.; LARCHERT, J. M. A interface do mestrado profissional em educação com a formação de professores da educação básica. Plurais - Revista Multidisciplinar, v.2, n.1, 2017, p.10-23. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3616/2329. Acesso em: 08 ago. 2020.

DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber, 2007.

FIALHO, N. H.; HETKOWSKI, T. M. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educ. Rev., 63, 2017, p. 19-34. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010440602017000100019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 ago. 2020.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, v.31, n.3, 2005, p. 483-502. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

GATTI, B. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, p. 65-81, 2001.

GATTI, B. Pesquisa em mestrados profissionais. In: FOMPE – Fórum de Mestra- dos Profissionais em Educação, I., Salvador. Trabalhos apresentados. Salvador: UNEB, 2014.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2013.

MIZUKAMI, M. G. N.; ANDRADE, M. F. R.; LIMA, F. P. M. Pesquisa colaborativa: contextualizações, conceptualizações, reflexões e desenvolvimento profissional da docência. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 6, n.12, 2021.

MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. RBPG, v. 1, n.1, 2004, p.131-142. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/26. Acesso em: 09 ago. 2020.

PEREIRA, A. Pesquisa interventiva nos mestrados profissionais em educação: fundamentos e possibilidade práxica. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v.6, n.12, 2021.

RIBEIRO, R. J. Ainda sobre o Mestrado Profissional. RBPG, v. 2, n.6, 2006, p.313-315. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/113. Acesso em: 09 ago. 2020.

RIBEIRO, R. J. O Mestrado Profissional na política atual da Capes. RBPG, v.2, n.4, 2005,

p.8-15.Disponível em:http://200.18.252.94/seer/index.php/reveducacao/article/view/204.

Acesso em: 4 ago. 2020.

SEVERINO, A. J. Mestrado Profissional: mais um equívoco na política nacional da pós-graduação. Revista de Educação, v.21, 2006, p.9-16. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/204. Acesso em: 8 ago. 2020.

SOUZA, C. P.; PLACCO, V. S. Mestrados profissionais na área de educação e ensino. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v.25, n.47, 2016, p.23-25. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567. Acesso em: 10 ago. 2020.

TEIXEIRA, P. M.; NETO, J. M. Sobre a pesquisa-ação nas dissertações e teses em ensino de biologia (1972-2011). Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.11, n.1, 2018, p.283-308. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p283 Acesso em: 09 ago. 2020.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v.31, n.3, 2020, p.443-466. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 09 ago. 2020.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração.12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2023-04-12