O PAPEL DA PROFICIÊNCIA DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.8771

Palavras-chave:

Proficiência digital, formação do formador, formação continuada

Resumo

Este artigo tem por objetivo pesquisar o sentido visto pelo docente, por meio de relatos de experiência sobre a proficiência digital do professor em ambientes colaborativos de aprendizagem. O perfil da investigação é derivado de estudos realizados na linha de pesquisa ‘Formação do Formador, e ‘Saberes e Trabalho Docente’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. Com o avanço tecnológico nas práticas educativas em um mundo cada vez mais conectado, evidencia-se a necessidade do professor de desenvolver sua proficiência digital. A metodologia usada é uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. O método e os procedimentos de pesquisa adotados são os questionários estruturados com professores e relatos de experiência por meio de pesquisas narrativas. Como produto desta pesquisa, é proposto um programa de formação docente de desenvolvimento de proficiência digital do educador. Por resultado, sugere-se a criação de comunidades investigativas de aprendizagem como formação docente continuada para o desenvolvimento da proficiência digital do educador.

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Biografia do Autor

Alice Turibio Narita, Centro Paula Souza

Mestre pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza -CEETEPS – São Paulo, Brasil.

Thiago da Silva Vieira, http://www.pos.cps.sp.gov.br/

Mestrando - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza -CEETEPS – São Paulo, Brasil.

Rodrigo Avella Ramirez, http://www.pos.cps.sp.gov.br/

Doutor, Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza -CEETEPS – São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-10-25

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO