O PAPEL DA PROFICIÊNCIA DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.8771Palavras-chave:
Proficiência digital, formação do formador, formação continuadaResumo
Este artigo tem por objetivo pesquisar o sentido visto pelo docente, por meio de relatos de experiência sobre a proficiência digital do professor em ambientes colaborativos de aprendizagem. O perfil da investigação é derivado de estudos realizados na linha de pesquisa ‘Formação do Formador, e ‘Saberes e Trabalho Docente’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. Com o avanço tecnológico nas práticas educativas em um mundo cada vez mais conectado, evidencia-se a necessidade do professor de desenvolver sua proficiência digital. A metodologia usada é uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. O método e os procedimentos de pesquisa adotados são os questionários estruturados com professores e relatos de experiência por meio de pesquisas narrativas. Como produto desta pesquisa, é proposto um programa de formação docente de desenvolvimento de proficiência digital do educador. Por resultado, sugere-se a criação de comunidades investigativas de aprendizagem como formação docente continuada para o desenvolvimento da proficiência digital do educador.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B.; DA SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 1, 2010.
BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 323917, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3917. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3917. Acesso em: 07 fev. 2022.
BLOOM, B. S. Taxionomia de objetivos educacionais. Porto Alegre: Globo, 1973.
BRAUN, V., Clarke, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
CYSNEIROS, P. G. et al. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora. Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24, 1999.
DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959.
ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Tradução de Durley de Carvalho Cavicchia. Bauru, São Paulo: EDUSC, 1999.
FELDKERCHER, Nadiane; MATHIAS, Carmen Vieira. Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação superior presencial e a distância: o ponto de vista dos professores. Educação & Tecnologia, v. 15, n. 3, 2010.
FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 505-524, 2016.
KNAPPER, C. K.; CROPLEY, A. J. L. Learning in Higher Education. Routledge, 2000.
LAROSSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
MILL, D. R. S. Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia. 2006.
MIZUKAMI, M. G. N. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, 2002.
PACHANE, G. G. Políticas de formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. Caxambu: Anped, v. 11, p. 1-16, 2004.
PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency and the Representation of Knowledge. Proposal to the National Science Foundation. Cambridge: MIT Media Laboratory, 1995.
PETEROSSI, H. G. Anotações sobre didática e prática de ensino para o curso de formação de professores. São Paulo: CEETEPS, p. 17, 1991.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del PB. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre:Editora Penso, 2013.
SILVA, T. T.. O adeus às metanarrativas educacionais. In: SILVA, T. T .
(org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p.247-258
SOUZA, K. R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2020.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista brasileira de Educação, v. 13, n. 5, p. 5-24, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Rodrigo Avella Ramirez, Alice Turibio Narita, Thiago da Silva Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND