A PERCEPÇÃO DE SUPERVISORES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MAUÁ/SP: DA FUNÇÃO À AÇÃO SUPERVISORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8822

Palavras-chave:

Supervisão do Ensino, Gestão democrática, Política e Educação

Resumo

O presente artigo analisa a função e as demandas do supervisor de ensino no âmbito da educação básica do sistema de ensino do município de Mauá/SP. A metodologia envolveu observação participante, revisão de literatura, levantamento documental e pesquisa empírica. Apresentam-se, inicialmente, os elementos que circunscrevem a origem e trajetória histórica da supervisão de ensino, bem como as atribuições legais dos supervisores da rede de Mauá. Destaca-se a importância da atuação dos supervisores de ensino junto às escolas como forma de acompanhar e orientar os trabalhos da equipe escolar. Os resultados também evidenciaram demandas administrativas, pedagógicas e formativas junto aos supervisores de ensino, tais como: conhecimentos relacionados à mediação do trabalho administrativo e pedagógico na escola; o planejamento de ações e estabelecimento de metas e conhecimentos e atualização sobre legislação de ensino.

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Biografia do Autor

Francisco de Assis Carvalho, UNICID - UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Pedagogo, Filósofo, Mestre em Educação pela UNICID – Universidade Cidade de São Paulo, Supervisor de Ensino do Município de Mauá, SP, BR.

Eric Ferdinando Kanai Passone, Universidade Cidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação pela UNICAMP – Universidade de Campinas. É vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), SP, BR.

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Publicado

2023-04-12