A PERCEPÇÃO DE SUPERVISORES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MAUÁ/SP: DA FUNÇÃO À AÇÃO SUPERVISORA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8822Palavras-chave:
Supervisão do Ensino, Gestão democrática, Política e EducaçãoResumo
O presente artigo analisa a função e as demandas do supervisor de ensino no âmbito da educação básica do sistema de ensino do município de Mauá/SP. A metodologia envolveu observação participante, revisão de literatura, levantamento documental e pesquisa empírica. Apresentam-se, inicialmente, os elementos que circunscrevem a origem e trajetória histórica da supervisão de ensino, bem como as atribuições legais dos supervisores da rede de Mauá. Destaca-se a importância da atuação dos supervisores de ensino junto às escolas como forma de acompanhar e orientar os trabalhos da equipe escolar. Os resultados também evidenciaram demandas administrativas, pedagógicas e formativas junto aos supervisores de ensino, tais como: conhecimentos relacionados à mediação do trabalho administrativo e pedagógico na escola; o planejamento de ações e estabelecimento de metas e conhecimentos e atualização sobre legislação de ensino.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. G.; POSSANI, L. F. P.; SALMASO, J. L. Ação Supervisora: Tendências e Práticas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012.
ALMEIDA, J.G.; SALMASO, J. L. Supervisão Educacional: As tensões no Acompanhamento do Trabalho Escolar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.
BARDELA, A. M. M., PASSONE, E.F.K.. Políticas públicas de educação infantil e o direito à educação. Laplage Em Revista, v. 1, n. 1, p. 17-35, 2015
BRASIL. Constituição da República do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 jul. 2019.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso em: 13 jul. 2019.
CAMARGO, B.V.; JUSTO A.M. IRAMUTEQ: Um software gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, 2013, v. 21, n. 2, p. 513-518.
CHEDE, R. A. F. V. A história da supervisão de ensino paulista: características institucionais, contradições e perspectivas transformadoras (1965-1989) – Campinas, SP, 313f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de campinas, São Paulo, 2014.
DOTTA, R. A. A trajetória do Ensino Municipal. In: Prefeitura municipal de Mauá. Cem anos de educação: das escolas isoladas ao sistema municipal. Coleção Mauá 50 anos de emancipação. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2004.
FERREIRA, N. S. C. Supervisão Educacional: Uma Reflexão Crítica. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MARTINS, A. M. Possibilidades e estratégias de formação e avaliação em mestrados profissionais na educação: dilemas e desafios. In: Novaes, A; Bôas, L. V.; Ens, R. (orgs.) Formação de professores: das políticas educativas à profissionalização docente. Pucpress Champagnat, 187-216, 2016.
MAUÁ. Lei nº 3467, de 07 de fevereiro de 2002. Estabelece o Estatuto do Magistério de Mauá e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/maua/lei-ordinaria/2007/413/4135/lei-ordinaria-n-4135-2007. Acesso em 12 maio 2020.
MAUÁ. Lei nº 4135, de 02 de fevereiro de 2007. Estabelece o Estatuto do Magistério de Mauá e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/maua/lei-ordinaria/2007/413/4135/lei-ordinaria-n-4135-2007. Acesso em 12 maio 2020.
MAUÁ. Decreto nº 8.649, de 31 de janeiro de 2020. Regulamenta a Lei Complementar nº 36, de 30 de dezembro de 2019 - Estatuto do Magistério e do Quadro de Apoio ao Magistério do Município de Mauá, e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/maua/lei-ordinaria/2007/413/4135/lei-ordinaria-n-4135-2007. Acesso em 12 maio 2020.
MEDICI, A. De Pilar a Mauá. Mauá: Prefeitura do Município de Mauá. 1986.
NOGUEIRA, M. G. Supervisão Educacional: A Questão Política. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. W.; CLEMENTINO, A. M. A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). RBPAE, v. 33, n. 3, p. 707-726, 2017
PARO, V. H. Administração Escolar: Introdução Crítica. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.
PARO, V. H. Progressão Continuada, Supervisão Escolar e Avaliação Externa: Implicações para a Qualidade do Ensino. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set-dez. 2011.
PARO, V. H. A Qualidade da Escola Pública: A Importância da Gestão Escolar. In: OLIVEIRA, M. A. T.; VIANA, F. S.; FARIA FILHO, L. M.; FONSECA, N. M. L.; LAGES, R. C. L. (Org.). A Qualidade da Escola Pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
PASSONE, E. F. K. Gestão Escolar e Democracia: o que nos ensinam os estudos de Eficácia Escolar. Laplage em revista, v. 5, n. 2, p. 142-156. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo2027310-gest%C3%A3o-escolar-e-democracia-o-que-nos-ensinam-os-estudos-de-efic%C3%A1cia-escolar. Acesso em: 25 dez 2021.
PUNTSCHART, W. Memórias da Cidade. Mauá: Prefeitura do Município de Mauá, 2002
RANGEL, M. Supervisão: do sonho ação uma prática em transformação. In: FERREIRA, N. S. C (Org.). Supervisão Educacional Para Uma Escola de Qualidade: da Formação à Ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
RUSSO, M. H. Escola, Lugar da Teoria da Prática algumas questões que perpassam o processo formativo dos gestores escolares. Dialogia, n. 15, p. 23-39, 2012.
SANDER, B. A Administração da Educação no Brasil: Genealogia do Conhecimento. Brasília: Líber Livro, 2007
SANDER, Benno. A pesquisa sobre política e gestão da educação no Brasil: uma leitura introdutória sobre sua construção. RBPAE, v. 23, n. 3, p. 421-447, set./dez. 2007.
SAVIANI, D. Escola e Democracia Teorias da Educação, Curvatura da Vara, Onze teses cobre educação e política. 32. ed. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 5. Campinas: Autores Associados, 1999.
SAVIANI, D. A Supervisão Educacional em Perspectiva Histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, N. S. C (Org.). Supervisão Educacional Para Uma Escola de Qualidade: da Formação à Ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
TEIXEIRA, M. A. A supervisão escolar do município de São Paulo: da função à profissão. Dissertação (mestrado em Educação) Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 141p., 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco de Assis Carvalho, Eric Ferdinando Kanai Passone
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND