O LETRAMENTO DIGITAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8828

Palavras-chave:

Letramento digital, Base Nacional Comum Curricular, Educação Básica

Resumo

Este trabalho aborda alguns conceitos importantes para a educação contemporânea, como o de letramento digital. O objetivo principal é evidenciar quais são as contribuições desse tipo de letramento para a formação dos estudantes ao longo da Educação Básica. A pesquisa usou fontes bibliográficas e realizou um estudo sobre como o letramento digital é proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram consideradas muito importantes para o entendimento dos conceitos de alfabetização e letramento, as contribuições de Kleiman (2005), Soares (2009) e Gabriel (2017). Da mesma forma, destacam-se os estudos de Soares (2002), Walsh (2010) e Rojo (2012) acerca dos conceitos de letramento digital, letramento multimodal e multiletramento.  Através deste trabalho, percebeu-se que a oportunidade de experimentar uma forma inovadora de ler, o desenvolvimento do pensamento crítico, o estímulo ao trabalho em equipe e a promoção do engajamento nas atividades escolares são importantes contribuições do letramento digital na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Larissa Gerasch, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Capes.

Mestranda em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista Capes.

Alana Lehmen Heinen, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Capes.

Mestranda em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Bolsista Capes.

Ana Cláudia Munari Domingos, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

DOSSIÊ: (MULTI) LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS