TESSITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E CONTEXTOS TECNOLÓGICOS PREVISTOS NA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8829

Palavras-chave:

Educação Infantil, currículo, tecnologia, BNCC

Resumo

Este artigo tem o objetivo de examinar como os contextos de aprendizagem devem ser apresentados na Educação Infantil, especialmente no que se tange à oferta de ambiência tecnológica. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória nos documentos oficiais, em especial na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que regulamentam essa etapa de ensino no Brasil e uma revisão sistemática de trabalhos acadêmicos produzidos nos últimos 5 anos, tendo sido definidos os descritores “Educação Infantil”, “aprendizagem”, “currículo” e “tecnologia”, considerando-se flexões de número, sempre que pertinente. O mapeamento realizado permitiu verificar que o processo de construção de saberes pode ser enriquecido quando as vivências propostas têm significado para o público-alvo e que as tecnologias, enquanto forma de linguagem, podem auxiliar nesse processo. Acredita-se que os resultados desse levantamento, contribuirão para discussões relacionadas à Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Nataly Cordeiro de Abreu Cabral, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação, Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Pedagoga, Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro – RJ - Brasil.

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências Humanas, Mestre em Educação, Pedagoga, Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro Rio de Janeiro – RJ - Brasil.

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Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

DOSSIÊ: (MULTI) LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS