AUTOAVALIAÇÃO COMO PROPOSTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9192Palavras-chave:
Avaliação Formativa, Avaliação da Aprendizagem, AutoavaliaçãoResumo
A autoavaliação pode ser uma alternativa para promover uma avaliação formativa que indique ao estudante como está sendo desenvolvida sua aprendizagem e, ao professor, pode indicar caminhos a serem seguidos na continuidade da sua metodologia de ensino. Este trabalho teve por objetivo elaborar um modelo de criação de um questionário de autoavaliação na busca por uma alternativa de avaliação formativa. Como exemplo de utilização desse modelo foi construído e aplicado um questionário, com questões sobre prática e forma de estudo que se relacionam com as disciplinas de STEM – Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, a 34 estudantes do Ensino Médio de uma escola técnica no ano de 2022. Os dados foram utilizados para reflexões a respeito da prática docente e de estudo dos alunos. O produto educacional resultante - metodologia para a elaboração de um questionário de autoavaliação das disciplinas de STEM - está disponibilizado no repositório EDUCAPES.
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