AUTOAVALIAÇÃO COMO PROPOSTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9192

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Avaliação da Aprendizagem, Autoavaliação

Resumo

A autoavaliação pode ser uma alternativa para promover uma avaliação formativa que indique ao estudante como está sendo desenvolvida sua aprendizagem e, ao professor, pode indicar caminhos a serem seguidos na continuidade da sua metodologia de ensino. Este trabalho teve por objetivo elaborar um modelo de criação de um questionário de autoavaliação na busca por uma alternativa de avaliação formativa. Como exemplo de utilização desse modelo foi construído e aplicado um questionário, com questões sobre prática e forma de estudo que se relacionam com as disciplinas de STEM – Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, a 34 estudantes do Ensino Médio de uma escola técnica no ano de 2022. Os dados foram utilizados para reflexões a respeito da prática docente e de estudo dos alunos. O produto educacional resultante - metodologia para a elaboração de um questionário de autoavaliação das disciplinas de STEM - está disponibilizado no repositório EDUCAPES.

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Biografia do Autor

Marcelo Dall’Alba Boeira, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialização em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS (2007) e Mestrado em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2022). Atualmente é  Diretor de Ensino e professor na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. 

Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. É membro do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. 

Éder Julio Kinast, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui Bacharelado em Física pela UFRGS (1998), Mestrado em Física pela UFRGS (2000), Doutorado em Ciências - Física Experimental pela UFRGS (2003) com doutorado sanduíche no exterior - Laboratoire Louis Neél (CNRS) - Grenoble/França (2002). É professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) desde 2004. É docente permanente do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática - PPGSTEM. 

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Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO