DOCÊNCIA, HISTÓRIA E QUESTÕES DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9222

Palavras-chave:

profissão docente, professores/as, feminização

Resumo

No presente artigo apresentamos uma contextualização sobre o percurso histórico da profissão docente no Brasil e sua variação entre gêneros. Trata-se de uma profissão inicialmente masculina, até porque tem início em uma época em que as mulheres não tinham a possibilidade de exercer nenhuma profissão ou ter um ofício; e, no decorrer do tempo, se tornou feminina, em especial nos espaços da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados trazidos foram obtidos via revisão bibliográfica, para explorar nessa retrospectiva o que fomentou a mudança no perfil de gênero dos profissionais da educação. Espera-se que por intermédio deste artigo possamos ressaltar a importância de discussões que desvendem as mais diversas formas de construção da identidade docente levando em consideração contextos histórico e social, independente de raça, gênero, classe e/ou religião.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Martins Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul – Brasil.

Ione da Silva Cunha Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis. Mestre em Educação Escolar e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS, na Graduação e Pós-graduação /Mestrado em Educação. 

Silvia Adriana Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Presidente Prudente, Mestre e Doutora  em Educação pela mesma Universidade. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, na Graduação  e Pós-Graduação (Educação) no Campus de Três Lagoas e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal. 

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Publicado

2024-09-09

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO