DOCÊNCIA, HISTÓRIA E QUESTÕES DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9222Palavras-chave:
profissão docente, professores/as, feminizaçãoResumo
No presente artigo apresentamos uma contextualização sobre o percurso histórico da profissão docente no Brasil e sua variação entre gêneros. Trata-se de uma profissão inicialmente masculina, até porque tem início em uma época em que as mulheres não tinham a possibilidade de exercer nenhuma profissão ou ter um ofício; e, no decorrer do tempo, se tornou feminina, em especial nos espaços da Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados trazidos foram obtidos via revisão bibliográfica, para explorar nessa retrospectiva o que fomentou a mudança no perfil de gênero dos profissionais da educação. Espera-se que por intermédio deste artigo possamos ressaltar a importância de discussões que desvendem as mais diversas formas de construção da identidade docente levando em consideração contextos histórico e social, independente de raça, gênero, classe e/ou religião.
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