AVALIAÇÃO EXTERNA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE UMA TURMA DE 5º ANO: AVALIAÇÃO OU REGULAÇÃO?
External evaluation in the work organization of a 5th grade class: “evaluation” or regulation?
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9248Palavras-chave:
Qualidade educacional, Trabalho pedagógico, neoliberalismoResumo
Este artigo aborda a materialidade das políticas de avaliação externa em uma sala de 5º ano de uma escola pública, localizada na cidade de Uberlândia/MG. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise dos dados que emergiram da pesquisa de campo, tendo como objetivo refletir sobre desdobramentos das avaliações externas na organização do trabalho pedagógico. Com a hegemonia neoliberal, as avaliações assumiram uma centralidade na obtenção da congruência das agendas entre mercado e governos, atrelando a qualidade educacional ao desempenho dos alunos nas avaliações. Na escola observada, as avaliações eram o cerne da organização do trabalho pedagógico, instituindo-se um ritual avaliativo, que exercia um controle e pressão nos sujeitos. Identificamos que, quase sempre, as avaliações chegavam à escola de forma confusa, desprovidas de sentido e desconexas do cotidiano e práticas da docente.
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