ANÁLISE SWOT APLICADA A PARTIR DE UM PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9254

Palavras-chave:

avaliação, ensino superior, gestão, planejamento estratégico

Resumo

O estudo teve por objetivo efetuar a análise SWOT para identificar pontos de melhoria a partir de informações de um relatório de avaliação do curso. Metodologicamente, foi efetuada a análise SWOT a partir de informações de um relatório de avaliação do Conselho Estadual de Educação para o ano de 2015, dividido em seis elementos avaliativos de ensino e baseado em uma análise qualitativa por amostragem intencional. A técnica SWOT foi realizada em plataforma Excel, contendo 10 vetores correspondentes aos pontos fortes e fracos do curso, bem como seis vetores correspondentes às ameaças e oportunidades. Os resultados mostram uma graduação com potencial de desenvolvimento, visando à melhoria contínua. Conclui-se que a Engenharia Agronômica apresenta oportunidades que podem atenuar as ameaças, propiciando novos caminhos para um curso mais adequado às novas demandas da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Omar Jorge Sabbag, Unesp - campus de Ilha Solteira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FEIS (2000), mestrado em Agronomia (sistemas produtivos e gestão) pela UNESP/FEIS (2002), doutorado em Geografia (planejamento ambiental e gestão) pela UNESP/FCT (2006) e pós-doutorado em Zootecnia (políticas públicas e desenvolvimento) pela UNESP/FEIS (2012). Atualmente é professor associado da UNESP/FEIS, coordenador de curso em Engenharia Agronômica, docente orientador no programa de Mestrado Profissional em Administração (FCAV/UNESP) e colunista do agro na UNESP FM. 

Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho, Unesp - campus de Ilha Solteira

Possui Graduação (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Agronomia pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Realizou estágio de curta duração (2017) como Professor Visitante no Plant Nutrition Group, ETH Zürich, Suíça. É Professor Assistente Doutor desde 2013, em RDIDP (Referência MS-3.2) junto ao Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos (DEFERS) da Faculdade de Engenharia da UNESP- Câmpus de Ilha Solteira e ministra a disciplina de Nutrição de Plantas no curso de Graduação e Pós-Graduação em Agronomia. 

Referências

BALLESTERO-ALVAREZ, M. E. Estratégia: da visão à ação. São Paulo: Atlas, 2011.

BARBOUR, R. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009. 145 p.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.

CAVALCANTI, L. M. R.; GUERRA, M. G. G. V.; GOMES, C. S. F. Avaliação de cursos do ensino superior no Brasil: o SINAES na sua relação com a qualidade. Eccos, São Paulo, n. 56, p. 1-20, e13437, 2021.

CERVI, C.; FROEMMING, L. M. S. Estágios curriculares do curso de administração como canal de marketing de relacionamento. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19., 2011, Ijuí. Anais [...] Ijuí: UNIJUÍ, 2011. p. 1-5. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/16811/15493. Acesso em: 24 ago. 2022.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.

DANTAS, N. G. S.; MELO, R. S. O método de análise SWOT como ferramenta para promover o diagnóstico turístico de um local: o caso do município de Itabaiana (PB). Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 118-130, 2008.

DIAS SOBRINHO, J. Qualidade, avaliação: do SINAES a índices. Avaliação -Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 817-825, 2008.

ESTRADA, R. J. S. Os rumos do planejamento estratégico na Universidade Pública: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria. 2000. 219 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, 2000.

FALLEIROS, A. E. S.; PIMENTA, M. L.; VALADÃO JÚNIOR, V. M. O significado da autoavaliação institucional na perspectiva de técnicos-administrativos de uma universidade pública. Avaliação, Campinas, v. 21, n. 2, p. 593-618, 2016.

FELIPPE, W.C. et al. (org). Extensão nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior: referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES. In: ENCONTRO NACIONAL DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA DAS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS, 10., 2013, Chapecó. Anais [...] [S. l.]: FOREST, 2013. Disponível em: https://www.unochapeco.edu.br/static/data/portal/downloads/2585.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.

FIGUEIREDO, M. A.; AMARAL, R. C. B. M.; ROPOLI, E. A. Avaliação dos cursos de graduação: estudo comparativo entre cursos oferecidos nas modalidades a distância e presencial. Ribeirão Preto: Abed, 2017. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2017/trabalhos/pdf/438.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

ILHA SOLTEIRA. Prefeitura Municipal. Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Plano municipal de desenvolvimento rural sustentável: 2010-2013. Ilha Solteira, 2010. Disponível em: http://www.cdrs.sp.gov.br/conselhos/arquivos_mun/233_10_10_2012_PMDRS%20DE%20ILHA%20SOLTEIRA.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education, 2012.

LARA, F. F.; ROSATTI, L. A.; JOVETTA, R. Análise SWOT de duas instituições de ensino superior no estado de São Paulo: potencialidades para a expansão da educação à distância. Revista Brasileira de Administração Científica, Aracajú, v. 7, n. 2, p. 127-144, 2016.

LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Brasília, DF: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, 2012. (ABMES Cadernos).

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009.

MAZZITELLI, F. Unesp aprova orçamento de 2022 com contratação de 630 servidores. São Paulo: UNESP, 2021. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/36676/unesp-aprova-orcamento-de-2022-com-contratacao-de-630-servidores. Acesso em: 25 ago. 2022.

MOKATE, K. M. Convirtiendo el "monstruo" en aliado: la evaluación como herramienta de la gerencia social. Revista do Serviço Público, Brasília, DF, v. 53, n. 1, p. 89-134, 2002.

NASCIMENTO, K. W. S; LEAL, J. S.; SOARES NETO, J. B. O marketing digital no processo de captação discente de uma instituição de ensino superior. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, Niterói, v .7, n. 3, p. 52-67, 2019.

OLIVEIRA, D. P. R. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Deliberação CEE N° 171/2019. Dispõe sobre a regulação, supervisão e avaliação de instituições de ensino superior e cursos superiores de graduação vinculados ao Sistema Estadual de Ensino de São Paulo. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/portal.php/consultores_legislacao/consultore_deliberacao171. Acesso em: 23 ago. 2022.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, A. L. C.; FARIAS, J. O discurso da avaliação e da qualidade da educação superior na imprensa científica: um estudo da revista Educação & Sociedade (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22., 2014, Natal. Anais [...] Natal: UFRN, 2014. p. 259-276.

SÍVERES. A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília, DF: Liber Livro, 2013.

SOUZA, S. R. A.; GUERRA, M. G. G. V. Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 64, p. 405-433, 2020.

TEIXEIRA, C. A.; ALONSO, V. L. C. A Importância do Planejamento Estratégico para as Pequenas Empresas. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (SEGeT), 11., 2014, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...] Resende: AEBD, 2014. p. 1-8.

TONGCO, M. D. C. Purposive sampling as a tool for an informant selection. Ethnobotany Research & Applications, Honolulu, v. 5, p. 147-158, 2007.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP. Faculdade de Engenharia. Curso de Agronomia. Projeto pedagógico do curso de Agronomia. Ilha Solteira: UNESP, 2009. 63 p.

VIEIRA, T. T. D. Avaliação externa dos cursos de graduação do centro de educação da universidade federal da Paraíba: da análise dos relatórios às propostas de melhoria dos cursos. 2022. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, 2022.

VOESE, S. B. Contabilidade por atividades nos processos da gestão acadêmica nas instituições de educação superior privadas. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, DF, n. 168, p. 51-61, 2007.

VOLKMANN, C.; WILSON, K. E.; MARIOTTI, S.; RABUZZI, D.; VYAKARNAM, S.; SEPULVEDA, A. Education the Next Wave of Entrepreneurs: unlocking entrepreneurial capabilities to meet the global challenges of the 21st century: a report of the global education initiative. Switzerland: World Economic Forum, 2009. Disponível em: http://www.heqco.ca. Acesso em: 20 ago. 2022.

WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO