RANKINGS UNIVERSITÁRIOS INTERNACIONAIS NOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS RANQUEADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9257

Palavras-chave:

Rankings universitários, Planos de Desenvolvimento Institucional, Educação Superior, Avaliação externa, Governança universitária

Resumo

Objetiva investigar se e como as Instituições de Ensino Superior brasileiras ranqueadas na edição 2020/2021 do Ranking de Shanghai, Leiden, QS e THE mencionam rankings em seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). A pesquisa é justificada pelo crescente uso dos rankings para a gestão universitária e adota uma abordagem qualitativa, analisando a presença e o conteúdo das menções aos rankings nos PDI's. Os resultados mostram que 59,6% das universidades analisadas em 2022 mencionaram rankings em seus PDI's, representando um aumento de 7,9% em relação ao estudo de 2019. Observou-se uma variedade de abordagens e enfoques nos PDI's, tais como: realização de análise aprofundada dos rankings, simples referência à posição institucional alcançada, adoção de metas de desempenho e a criação de espaços de monitoramento de resultados. Conclui-se que o interesse pelos rankings acadêmicos por parte das universidades brasileiras presentes nas principais tabelas classificatórias internacionais vem aumentando de forma significativa.

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Biografia do Autor

Artur Basílio Venturella Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul – Brasil

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontificia Universidade Catolica de Campinas

Doutor. Professor titular da Pontificia Universidade Catolica de Campinas

Marco Wandercil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.  Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO