AUTOAVALIAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9258Palavras-chave:
avaliação da pós-graduação; , avaliação quadrienal; , gestão participativa,;, políticas de avaliação., gestão da educação superior.Resumo
Este artigo sobre a autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica da Universidade Federal do Pará, no biênio 2021-2022, objetiva discutir a realização da autoavaliação para a revisão das práticas formativas e administrativas com vistas ao aprimoramento dos recursos educacionais e estruturais dos programas de pós-graduação. Utilizou-se da aplicação de questionário, entrevista e grupo focal, envolvendo dirigentes da educação básica, professores da pós-graduação, discentes e egressos do programa. Conclui-se que o processo de autoavaliação tem papel essencial para a pós-graduação identificar seus pontos fortes e fracos, em vista de mudanças positivas para reforçar sua relevância na construção do conhecimento e avanço qualitativo da sociedade.
Downloads
Referências
BRASIL. Portaria nº122 de 05 de agosto de 2021. Consolida os parâmetros e os procedimentos gerais da Avaliação Quadrienal de Permanência da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Diário Oficial da União, 09 de agosto de 202. Disponível em: blob:http://cad.capes.gov.br/b57be516-f992-4636-82a4-6f26b5b6de36. Acesso em: 05 jan. 2023.
CAPES. Sobre a quadrienal. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal/sobre-a-quadrienal. Acesso em: 05 jan. 2023.
CAPES. Grupo de Trabalho. Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.
CAPES. Orientações para as Comissões da Avaliação Quadrienal 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/avaliacao-quadrienal-2017/09052022_Manual_OrientaesdaAvaliaoQuadrienal2021_verso1.1.docx. Acesso em: 05 jan. 2023.
CAPES - Sucupira: Coleta de Dados, Programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil 2017 a 2020. Brasília, 2022. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/903b4215-ea91-4927-8975-d1484891374f/resource/332bed33-7005-4a67-b187-694ffc0853eb/download/metadados_programas_2017a2020.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.
CAPES. Relatório do GT Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação. Brasília: 2019. Acesso em: 20 set. 2021.
DIAS SOBRINHO, José. RISTOFF, DILVO I. Avaliação e Compromisso Público: a Educação Superior em Debate. Florianópolis: Insular, 2003.
DIAS SOBRINHO, José. Universidade: processos de socialização e processos pedagógicos. In: DIAS SOBRINHO, José; BALZON, Newton César (Org). Avaliação Institucional: teoria e experiências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 15-36.
LEITE, Denise; VERHINE, R.; DANTAS, L. M. V; BERTOLIN, Julio C. G. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. AVALIAÇÃO: Revista de Avaliação da Educação Superior, v. 25, p. 339-353, 2020.
PILATI, O. Especialização: falácia ou conhecimento aprofundado? RBPG. v. 3, n. 5, p. 7-26, 2006. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/93/89. Acesso em: 03 jan. 2023.
SANTOS, Cássio Miranda dos. Tradições e contradições da Pós-Graduação no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 627-641, ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pXxfJjdHPRrpRbZvCHKLfsp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 jan. 2023.
SILVA, A. L.; GOMES, A. M. Avaliação institucional no contexto do SINAES: a CPA em questão. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, p. 573- 601, nov. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renato Pinheiro da Costa, José Bittencourt da Silva, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND