AUTOAVALIAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9258

Palavras-chave:

avaliação da pós-graduação; , avaliação quadrienal; , gestão participativa,;, políticas de avaliação., gestão da educação superior.

Resumo

Este artigo sobre a autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica da Universidade Federal do Pará, no biênio 2021-2022, objetiva discutir a realização da autoavaliação para a revisão das práticas formativas e administrativas com vistas ao aprimoramento dos recursos educacionais e estruturais dos programas de pós-graduação. Utilizou-se da aplicação de questionário, entrevista e grupo focal, envolvendo dirigentes da educação básica, professores da pós-graduação, discentes e egressos do programa. Conclui-se que o processo de autoavaliação tem papel essencial para a pós-graduação identificar seus pontos fortes e fracos, em vista de mudanças positivas para reforçar sua relevância na construção do conhecimento e avanço qualitativo da sociedade.

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Biografia do Autor

Renato Pinheiro da Costa, UFPA

Pedagogo. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Currículo da Escola Básica e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/SECÇÃO ALTAMIRA.

José Bittencourt da Silva, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR, 2022); Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA, 2016); Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA, 2007); Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA, 2003); Especialização em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA, 1995); Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA, 1993). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação e Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB) no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB). É líder/coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Amazônia (GEPEDA). 

Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (2013). Possui mestrado em Educação - Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2007) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira (2003). É professora adjunta da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira e do Programa Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). 

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO