A ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9265

Palavras-chave:

aprendizagem coletiva, Alfabetização libertadora. Educação integral. Paulo Freire.

Resumo

Este artigo tem como escopo discutir a alfabetização humanizadora nos processos de ensino e de aprendizagem, uma discussão a respeito dos desafios de se ter uma prática pedagógica humanizadora na perspectiva da pedagogia progressista com vistas ao processo de alfabetização. O objetivo geral da investigação é desvelar a caracterização do processo de alfabetização a partir de uma perspectiva humanizadora no contexto de uma abordagem, com base, principalmente, em Paulo Freire, que considere a realidade do educando como referência para a escolha de metodologia de educar. A partir da análise dos dados, pôde-se perceber a importância da prática pedagógica humanizadora nos processos de ensino e de aprendizagem. Assim sendo, foi possível confirmar as contribuições que a pedagogia humanizadora traz para a prática docente, além de sua clareza e intencionalidade de criar condições, instrumentos e meios para superar o individualismo.

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Biografia do Autor

Elisângela Moreira, SEED PR e UENP/Campus Jacarezinho

Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP - Jacarezinho. Pedagoga e Professora do Colégio Estadual Rio Branco no Município de Santo Antônio da Platina. Possui Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Especialização em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Eficaz de Maringá - PR. 

Paula Racelly Bernardo Siqueira, UENP - Jacarezinho (Graduada)

Cursou Licenciatura em Pedagogia no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Campus de Jacarezinho/PR, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), desenvolve pesquisas sobre a questão da alfabetização numa perspectiva humanizadora. 

Vanessa da Silva Cesario, UENP (Campus Jacarezinho)

Cursou Licenciatura em Pedagogia no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Campus de Jacarezinho/PR, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Fábio Antônio Gabriel, UENP (CRES)

Doutor em Educação (2019) e mestre em Educação (2015) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) do Paraná. Desenvolveu estágio-doutoral em Educação também pela UEPG (2020-2021). Professor da Rede Estadual do Paraná, disciplina de Filosofia (SEED PR – NRE de Jacarezinho - Colégio Estadual Rio Branco). Especialista (latu sensu) em: Filosofia e Ética; Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia; Ensino Religioso; Gestão e Organização da Escola com ênfase em direção escolar; Psicopedagogia clínica e institucional. Bacharel em Teologia (PUC PR). Licenciado em Filosofia (Faculdade Bagozzi); em Letras (UNINTER); em Pedagogia (UNIMES); em Ciências Sociais (UNIMES). Professor contratado do Centro de Letras, Comunicação e Artes do campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO