O FIGITAL E O NÃO LUGAR DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9313

Palavras-chave:

Cultura Digital, Tecnologia e Educação, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este texto propõe uma discussão sobre a urgente aproximação das práticas educacionais e dos processos de ensino-aprendizagem à cultura digital, buscando compreender como a escola pode se aproximar da realidade de vida de jovens alunos. O texto parte de uma ideia de crise de linguagem que afeta a educação e destaca como a linguagem midiático-digital de edutubers, booktukers e outros influenciadores digitais têm dado indícios de caminhos para aproximação entre jovens alunos e a escola, onde ainda impera um modelo apegado aos rituais tradicionais, com atualizações paquidérmicas. O argumento central do texto situa-se em reconhecer o “figital” – o hibridismo contemporâneo e a necessidade da convivência dos artefatos físicos e digitais – mas alerta para a tendência de um pensamento que reduz o espaço da educação a um mero espaço de consumo. Por fim, apoia-se nos preceitos da pedagogia dos multiletramentos e da literacia transmídia como possíveis caminhos para práticas educativas mais atentas, éticas e conscientes à realidade da vida contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade de São Paulo

Bolsista de Produtividade do CNPq e Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP/USP). Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). São Paulo – Brasil.

Referências

AUGÉ, M. Não lugares: uma introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.

BNDES – Banco Nacioonal do Desenvolvimento. BNDES amplia em R$ 1,1 bi crédito para acesso à banda larga; foco são escolas, favelas e áreas rurais. 14 ago. 2023. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/imprensa/noticias/conteudo/bndes-amplia-em-rs-1,1-bi-credito-para-acesso-a-banda-larga-foco-sao-escolas-favelas-e-areas-rurais. Acesso em: 12 out. 2023.

CHATURVERDI, S.; PUROHIT, S.; VERMA, M. Effective teaching practices for success during COVID 19 pandemic: Towards phygital learning. Frontiers in Education. Frontiers Media SA, p. 646557, 2021.

COPE, B.; KALANTZIS, M. A pedagogy of multiliteracies: Learning by design. Springer, 2016.

DURUKAN, A.; ARTUN, H.; TEMUR, A. Virtual reality in science education: A descriptive review. Journal of science learning, v. 3, n. 3, p. 132-142, 2020.

HOEL, T.; GRIFFITHS, D.; CHEN, W. The influence of data protection and privacy frameworks on the design of learning analytics systems. In: INTERNATIONAL LEARNING ANALYTICS & KNOWLEDGE CONFERENCE. 7., 2017. Proceedings […]., p. 243-252, 2017.

LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

LI, P.; CHANG, P. A study of virtual reality experience value and learning efficiency of museum-using shihsanhang museum as an example. In: 2017 INTERNATIONAL CONFERENCE ON APPLIED SYSTEM INNOVATION (ICASI). IEEE, 2017. p. 1158-1161, 2017.

MCLUHAN, M. A Galáxia de Gutemberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Ed. Nacional/Edusp, 1972.

PASSARELLI, B.; JUNQUEIRA, H.; ANGELUCI, A. C. B. Digital natives in Brazil and their behavior in front of the screens. Matrizes (Online), v. 8, p. 159, 2014.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. Gifted; n.135 p.29-31; February 2005, (135), 29–31, 2005.

QUEIROZ, A. C. M.; TORI, R.; NASCIMENTO, A. M. Realidade virtual na educação: panorama dos grupos de pesquisa no Brasil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTACÃO. Anais […]. p. 203-212, 2017.

REINDERS, H. Learning Analytics for Language Learning and Teaching. Jalt Call Journal, v. 14, n. 1, p. 77-86, 2018.

SCOLARI, C. A. Estrategias de aprendizaje informal y competencias mediáticas en la nueva ecología de la comunicación. Telos - Cuadernos de Comunicación e Innovación, p. 01-09, 2016. Disponível em: https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/27788/Scolari_Telos_alfa.pdf?sequence. Acesso em: 22 out. 2023.

SCOLARI, C.A. Literacia Transmedia na nova ecologia mediática. Livro branco. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra. Departament de Comunicació, 2018. 16 p. Disponível em: https://repositori.upf.edu/handle/10230/33910. Acesso em: 23 jun. 2018.

VALFRÉ, V. Governo Lula muda regra para internet em escola e o starlik de Elon Musk pode atender à exigência. Estadão On-line. 01 dez. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/governo-lula-muda-regra-para-internet-em-escolas-e-so-starlink-de-elon-musk-pode-atender-exigencia/. Acesso em: 7 out. 2023.

VATE-U-LAN, P.; QUIGLEY, D.; MASOURAS, P. Phygital learning concept: from big to smart data. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ELEARNING FOR KNOWLEDGE-BASED SOCIETY, 13., 2016. Proceedings […]. Thailand, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO