FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO MEDIANTE USO DO ROLE PLAYING GAME FLEX: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9334Palavras-chave:
Role Playing Game, Jogo Pedagógico, Flexibilização do conhecimento matemáticoResumo
O estudo apresenta o RPG Flex, configurado como estratégia de ensino no Curso Superior de Administração. Questionam-se quais as contribuições do jogo de Role Playing Game (RPG) na flexibilização do conhecimento matemático dos estudantes do curso de administração e no desenvolvimento de capacidades analíticas e decisórias em cenários empresariais? O arcabouço teórico se estruturou no RPG pedagógico e na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). A pesquisa, qualitativa e quantitativa, foi aplicada em uma universidade pública e em outra privada, com vinte e três estudantes voluntários do componente Administração Financeira. Na coleta de dados foi utilizado um gravador de voz e um questionário on-line. Os resultados da pesquisa identificaram que o Jogo de RPG Flex contribuiu com a flexibilização do conhecimento matemático dos estudantes parcialmente, pois um dos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, “evitar o excesso de simplificação” identificado nas decisões do jogo, não alcançou a flexibilização do conhecimento matemático.
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