FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO MEDIANTE USO DO ROLE PLAYING GAME FLEX: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9334

Palavras-chave:

Role Playing Game, Jogo Pedagógico, Flexibilização do conhecimento matemático

Resumo

O estudo apresenta o RPG Flex, configurado como estratégia de ensino no Curso Superior de Administração. Questionam-se quais as contribuições do jogo de Role Playing Game (RPG) na flexibilização do conhecimento matemático dos estudantes do curso de administração e no desenvolvimento de capacidades analíticas e decisórias em cenários empresariais? O arcabouço teórico se estruturou no RPG pedagógico e na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). A pesquisa, qualitativa e quantitativa, foi aplicada em uma universidade pública e em outra privada, com vinte e três estudantes voluntários do componente Administração Financeira. Na coleta de dados foi utilizado um gravador de voz e um questionário on-line. Os resultados da pesquisa identificaram que o Jogo de RPG Flex contribuiu com a flexibilização do conhecimento matemático dos estudantes parcialmente, pois um dos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, “evitar o excesso de simplificação” identificado nas decisões do jogo, não alcançou a flexibilização do conhecimento matemático.

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Biografia do Autor

Tereza Evâny de Lima Renôr Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora em Ensino das Ciências e Matemática. Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pernambuco. Mestrado em Ciência da Informação (UFPB) e Graduação em Administração. É Professora do Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento - GIACO/UFPB/CNPq. 

Marcelo Brito Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Pós-Doutor no uso das Tecnologias da Informaçao e Comunicaçao no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona. Doutor e Mestre em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC). Coordenador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com uso de Novas Tecnologias) da UFRPE.

Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestra em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE) e doutora em Ensino de Química pelo Programa Interunidades em Ensino das Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). Coordena o Núcleo de Investigação de Práticas Pedagógicas no Ensino de Química (@NIPPEQ). Professora Permanente nos Programas de Pós Graduação em Educação e Matemática (PPGECM-UFPE) e Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFRPE).

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO