EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9445

Palavras-chave:

Ensino de Química, Educação Antirracista, Ensino afro-brasileiro

Resumo

Embora a Lei 10.639 tenha sido publicada em 2003, trazendo a obrigatoriedade do ensino de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino público e privado, ainda hoje as Questões Étnico-Raciais (QER) estão pouco presentes nas escolas e nas pesquisas em Ensino de Química (EQ). Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as potencialidades da aplicação de uma sequência didática com a abordagem de QER nas aulas de Química de uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Itacoatiara-AM. A pesquisa é de cunho qualitativa, e contou com a participação de 22 estudantes do ensino médio. Foram conduzidas três sequências didáticas, cada uma acompanhada por uma ficha de atividade contendo questões dissertativas (aberta). visando identificar as percepções dos alunos em relação aos tópicos discutidos durante o estudo. Os resultados evidenciaram que a introdução de materiais didáticos durante as aulas desempenha um papel crucial, pois desperta o interesse dos alunos em participar ativamente. Portanto, os temas geradores utilizados revelaram ser ferramentas eficazes para a contextualização temática social, contribuindo assim para um engajamento mais significativo dos alunos.

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Biografia do Autor

Ingrid dos Santos Souza Moreno, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Ciências: Química e Biologia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Itacoatiara, Amazonas, Brasil.

Priscila Duarte de Lira, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Ensino de Química (UFAM), atualmente Doutoranda em Ensino de Química (UFAM), membro do Laboratório de Filosofia e Ensino de Ciências (LaFECi). Diretora de Ciência e Tecnologia e Inovação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tesoureira da Associação de Pós-Graduandos da Ufam (APG-UFAM) e membro da União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO-AM).

Jean Michel dos Santos Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas. Docente no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Itacoatiara, Amazonas, Brasil.

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO