EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9445Palavras-chave:
Ensino de Química, Educação Antirracista, Ensino afro-brasileiroResumo
Embora a Lei 10.639 tenha sido publicada em 2003, trazendo a obrigatoriedade do ensino de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino público e privado, ainda hoje as Questões Étnico-Raciais (QER) estão pouco presentes nas escolas e nas pesquisas em Ensino de Química (EQ). Assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar as potencialidades da aplicação de uma sequência didática com a abordagem de QER nas aulas de Química de uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Itacoatiara-AM. A pesquisa é de cunho qualitativa, e contou com a participação de 22 estudantes do ensino médio. Foram conduzidas três sequências didáticas, cada uma acompanhada por uma ficha de atividade contendo questões dissertativas (aberta). visando identificar as percepções dos alunos em relação aos tópicos discutidos durante o estudo. Os resultados evidenciaram que a introdução de materiais didáticos durante as aulas desempenha um papel crucial, pois desperta o interesse dos alunos em participar ativamente. Portanto, os temas geradores utilizados revelaram ser ferramentas eficazes para a contextualização temática social, contribuindo assim para um engajamento mais significativo dos alunos.
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