“A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”: POPULAÇÕES NEGRAS E EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9506Palavras-chave:
mudança social e educação, educação dos negrosResumo
Este estudo nasceu da indignação frente ao processo brancocêntrico de (re)produção de conhecimento na academia. Trata-se do resultado de uma pesquisa que aponta ausências e invisibilização das populações negras na disciplina “Educação brasileira” no mestrado acadêmico. Com o objetivo de investigar as contribuições das populações negras na educação nacional, é um estudo qualitativo, contracolonial, marcador da subjetividade e dos processos de (re)existência negra frente à colonização, como aponta Antônio Bispo dos Santos; e bibliográfico, pois possibilitou diálogos com Henrique Cunha Jr., Nilma Lino Gomes, Beatriz Nascimento e Cida Bento, dentre outras(os) intelectuais. Sendo a denúncia e o anúncio importantes categorias presentes no Movimento Negro, denunciamos a falta – intencional – de autores/as negros/as dentro da universidade e anunciamos a luta histórica das populações negras, comprovando que diante da não existência de uma harmonia racial no Brasil, foram criadas experiências de educações (sim, no plural) por meio das organizações e entidades negras.
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