ESTUDANTES MULHERES NOS CURSOS TÉCNICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9521

Palavras-chave:

mulher, gênero, curso técnico, educação profissional e tecnológica

Resumo

A desigualdade no acesso à educação, em razão do gênero, colaborou para afastar mulheres de áreas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre mulheres nos cursos técnicos dos Institutos Federais (IFs) de 2012 a 2022. Trata-se de um estudo do tipo “Estado do Conhecimento”, de natureza qualitativa e caráter exploratório. Constituíram-se referenciais teóricos autores como Frigotto (2018) e Kovaleski et al. (2013). As fontes pesquisadas foram o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Localizamos dez trabalhos. Os resultados das produções demonstraram que as relações de gênero impactam negativamente o acesso e a permanência das mulheres em áreas predominantemente masculinas. Ressaltamos a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

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Biografia do Autor

Joyce Karoline Guerra de Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Técnica administrativa no IFPE - campus Garanhuns. Pernambuco. Brasil.

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora no IFPE. Atua na Licenciatura em Química do campus Vitória de Santo Antão. É professora permanente do ProfEPT, no IFPE – campus Olinda. Pernambuco. Brasil.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO