ESTUDANTES MULHERES NOS CURSOS TÉCNICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (2012-2022)
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9521Palavras-chave:
mulher, gênero, curso técnico, educação profissional e tecnológicaResumo
A desigualdade no acesso à educação, em razão do gênero, colaborou para afastar mulheres de áreas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre mulheres nos cursos técnicos dos Institutos Federais (IFs) de 2012 a 2022. Trata-se de um estudo do tipo “Estado do Conhecimento”, de natureza qualitativa e caráter exploratório. Constituíram-se referenciais teóricos autores como Frigotto (2018) e Kovaleski et al. (2013). As fontes pesquisadas foram o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Localizamos dez trabalhos. Os resultados das produções demonstraram que as relações de gênero impactam negativamente o acesso e a permanência das mulheres em áreas predominantemente masculinas. Ressaltamos a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.
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