A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9522Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, legislação, documentos legaisResumo
Referências para a formação profissional em avaliação da aprendizagem são encontradas nas legislações que tratam da educação no Brasil. Este estudo tem o objetivo descrever como a avaliação está presente nas principais referências legislativas produzidas no Brasil, sintetizar tal presença e criar relações entre as indicações, sobretudo, em relação aos níveis de ensino. Na condução do trabalho, adotamos a abordagem qualitativa, com base na análise documental. Os resultados indicaram que as leis e os documentos enfatizam a importância da avaliação contínua e cumulativa, reconhecendo-a como uma ferramenta essencial ao longo do processo educativo. Destacam também sua relevância para orientar a intervenção pedagógica e melhorar a qualidade da educação básica. Além disso, ressaltam a necessidade da avaliação diagnóstica, destacando sua conexão intrínseca com a formação dos professores. A Educação Infantil também recebe atenção especial, sendo destacada como um ambiente onde a avaliação deve ser contextualizada. Esses dados podem ser usados em programas de formação, inicial e continuada, de professores.
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