“NÃO, NÃO ME SENTIA REPRESENTADA, NEM UM POUCO”: ENTRE IDENTIDADES, DIFERENÇAS, ESCOLA E ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9567

Palavras-chave:

identidade, gênero, corpo, representação

Resumo

Neste texto, apresento uma discussão no campo temático do processo de (re)(des)construção de Identidades, Currículo e Educação, no qual destaco e analiso o sentimento de pessoas estudantes se sentirem representadas na dinâmica escolar como parte fundamental para pensar essas construções e suas possibilidades de ampliação. Parto de entrevista com cinco estudantes de Ensino Médio que se identificam com a não binaridade de gênero e suas percepções sobre a escola para explorar quais os caminhos a Educação e a Ciência têm percorrido e selecionado quando se trata de gênero e sexualidade. Busco ainda lançar olhar às construções realizadas nas aulas acerca dos saberes sobre corpos, identidades e socializações. Com isso, proponho uma ação questionadora dos posicionamentos que as escolas têm assumido, de forma a repensar os contornos nos quais a pluralidade representativa pode ser trabalhada.

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Biografia do Autor

Neilton dos Reis, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Bahia – Brasil

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO