VOZES SILENCIADAS: A INVISIBILIDADE DE DOUTORAS NEGRAS NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA BRASILEIRA E COLOMBIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9586

Palavras-chave:

Gênero;, raça, ciência da natureza

Resumo

As mulheres negras têm sido historicamente marginalizadas e invisibilizadas nas Ciências da Natureza no Brasil e na Colômbia. Seus saberes e contribuições são frequentemente negligenciados, perpetuando a desigualdade de gênero e raça. Apesar dos obstáculos, elas resistem e lutam. Perante o exposto, o atual trabalho pretende explorar as trajetórias acadêmicas de doutoras negras atuantes nas Ciências da Natureza no Brasil e na Colômbia. Destacando dificuldades e desafios enfrentados por essas mulheres, bem como suas conquistas e contribuições para o avanço do conhecimento científico. Para isso, a proposta foi uma coleta de dados baseados em entrevistas semiestruturadas com doutoras negras nas áreas das Ciências da Natureza, atuantes em Universidades, tanto no Brasil quanto na Colômbia. Entendendo-se que é fundamental promover políticas públicas e ações afirmativas para garantir a equidade de gênero e raça no ambiente acadêmico. Este estudo destaca a importância da representatividade e contribuição das mulheres negras nas Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

Rejane Maria da Silva Farias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Licenciada em Física pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB,

Joselina da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).– UF,

Referências

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO