REDES DE ENSINO E DESIGUALDADE DE RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO QUANTITATIVO COM DADOS DO CENSO ESCOLAR BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9817

Palavras-chave:

desigualdades educacionais, ensino médio, censo escolar

Resumo

Este artigo se insere na linha dos estudos que visam elucidar as conexões entre o funcionamento da instituição escolar e a perpetuação do sistema de classes sociais. Com base nas Teorias da Reprodução e em dados do Censo Escolar Brasileiro, este artigo analisa as taxas de rendimento no ensino médio, investigando as desigualdades entre as redes de ensino pública e privada. A problemática central que orienta o estudo é: as disparidades de rendimento escolar contribuem para a reprodução da estrutura social contemporânea? Para responder a essa questão, o trabalho examina as taxas de insucesso escolar (reprovação e abandono) e as taxas de distorção idade-série. Os resultados evidenciam uma assimetria nas taxas de rendimento de acordo com a rede de ensino e a série cursada, sugerindo, em conclusão, que a divisão entre escolas públicas e privadas pode funcionar como um mecanismo de reprodução das desigualdades educacionais no ensino médio brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vergas Vitória Silva, PPGED - Universidade Federal do Pará

Graduação, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, vinculada à linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. 

Referências

ABRANTES, P. Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português. Anál. Social, Lisboa, n. 199, p. 261-281, 2011. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1317831213W7wZI5xo9Bl51OS2.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.

AKKARI, A. J. Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre estado, privatização e descentralização. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/xbLfgctXZkHmbGd8YBMkrdp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. 2024.

ALGEBAILE, Eveline. Escola Pública e Pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

BERNSTEIN, B. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BOURDIEU, P. Dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Ed. Marco Zero Limitada, 1983.

BOURDIEU, P. Reprodução cultural e reprodução social. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectivas, 2011.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. O exame de uma ilusão. In. VALLE, I. R.; SOULIÉ, C. (Org.). Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.

COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity. Washington, DC: US Department of Health, Education & Welfare, 1966.

DAZZANI, M. V.; FARIA, M. Família, escola e desempenho acadêmico. In: LORDÊLO, J. A. C.; DAZZANI, M. V. (org). Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EDUFBA, 2009.

DRAELANTS, H.; BALLATORE, M. Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/188199. Acesso em: 20 mai. 2024.

DUBET, F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho/ 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/JBTWwBmFCfZBxm9QKbxSN9C/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 fev. 2023.

DUBET, F.; DURU-BELLAT, M.; VÉRÉTOUT, A. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, n. 29, jan./abr. 2012, p. 22-70. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/LZnTXB7qmqm8q5jKyNSnJkw/. Acesso em: 15 jan. 2024.

ÉRNICA, M. Desigualdades educacionais no espaço urbano: o caso de Teresina. Revista Brasileira de Educação. v. 18 n. 54 jul.-set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4v6Q8NK6FMqbmxsWkktV8Ng/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 05 fev. 2024.

ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C.; SOARES, J. F. Desigualdades Educacionais no Brasil Contemporâneo: Definição, Medida e Resultados. Dados, v. 68, n. 1, p. e20220109, mar. 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/x4zKhjLQ5tv7Tx3RrWPtnjn/#. Acesso em 28 mai. 2024.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, R. A. de; SOUSA, F. G. A. de. Condições educativas na escola pública e privada de Fortaleza/CE. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e38079, 2022. DOI: 10.15448/2179-8435.2022.1.38079. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/38079. Acesso em: 23 fev. 2024.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2022: divulgação dos resultados. Brasília: Inep, 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados/2022. Acesso em: 05 fev. 2024.

INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar da Educação Básica 2022: resumo técnico. Brasília: Inep, 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados/2022. Acesso em: 05 fev. 2024.

KNOBLAUCH, A.; MEDEIROS, C. C. C. A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político. Educação e Pesquisa, v. 48, p. e245469, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/K57695MmgmZgsL8fXw5wPJd/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 mai. 2024.

LAHIRE, B. Crenças coletivas e desigualdades culturais. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 84, set. 2003, p. 983-995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/WMy3xwB8WwBr6jmtTpnFMsL/. Acesso em 03 de fev. de 2024.

LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 13–28, jan. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 13 de mai. de 2024.

LIMA, L. C. A.; GOMES, C. A. Ensino médio para todos: oportunidades e desafios. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, p. 745–769, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/C5Cqpbw9VVNrVNBJfnc5NGB/abstract/?lang=pt#. Acesso em 12 de abr. de 2024.

MELO, L. C. B.; LEONARDO, N. S. T. Sentido do ensino médio para estudantes de escolas públicas estaduais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, p. e177542, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/7Hp9kkdFqqd599fKFJCQWPq/. Acesso em 30 de abr. de 2024.

PIOTTO, D. C.; NOGUEIRA, M. A. Um balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000101205&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 mai. 2024.

SAMPAIO, B.; GUIMARÃES, J. Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil. Economia Aplicada, v. 13, n. 1, p. 45–68, jan. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecoa/a/5qKVPhTPX3t7R57487t5YsP/#. Acesso em: 19 mai. 2024.

SEABRA, T. Desigualdades escolares e desigualdades sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 59, 2009, p. 75-106. Disponível em: https://sociologiapp.iscte-iul.pt/pdfs/10120/10123.pdf. Acesso em: 9 abr. 2024.

VALLE, I. R. A reprodução de Bourdieu e Passeron muda a visão do mundo educacional. Educação e Pesquisa [online]. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/200267. Acesso em 13 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-16