REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SOBRE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: SABERES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9999

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais, Transtorno do Espectro Autista, Educação

Resumo

O artigo examina os discursos de professores que atuam na sala de Atendimento Educacional Especializado em Belém, capital do estado do Pará, e que atendem alunos com o Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é entender as representações sociais de professores que atuam nessas salas, a partir da Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici (1978). Para tanto, apresenta-se a retórica como método de análise dos discursos, fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). No que concerne à constituição das representações sociais, notou-se que o grupo visualiza a aprendizagem de forma positiva, romantizada e realista. A análise retórica das falas de professores revela um discurso fortemente persuasivo e argumentos que buscam direcionar o olhar do auditório para uma visão romantizada do autismo. A ausência de contradiscursos pode tornar essa representação limitada, pois a realidade dos alunos nesse espectro não é um padrão para todos os contextos escolares.

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Biografia do Autor

  • Priscila Caseiro de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em  Educação na área de Representações Sociais e Práticas Educativas pela Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

     

  • Fábia Fagundes Pacheco, Universidade Estácio de Sá

    Doutoranda em Educação na área de Representações Sociais e Práticas Educativas pela Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Adriana Ofretorio, Universidade Estácio de Sá

    Doutora em Educação pela Unicamp. Campinas, São Paulo, Brasil.

  • Maria Inmaculada Chao Cabanas, Universidade Estácio de Sá

    Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

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