REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: MARCAS NO ATO DE ENSINAR E APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10044Palabras clave:
Deficiência IntelectualResumen
Este trabalho apresenta uma pesquisa no mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB, com abordagem qualitativa e estudo de caso, realizada no CAPE-BA, em Salvador (BA). Teve como sujeitos seis alunos, com deficiência intelectual, entre 16 e 28 anos. Utilizou entrevistas, rodas de conversa e pintura em tela como dispositivos metodológicos. Assentou-se na Teoria das Representações Sociais defendida por Serge Moscovici e em autores como Jodelet, Marková e Pêcheux. O objetivo foi apreender representações sociais manifestas e latentes de aluno com deficiência intelectual e suas implicações no processo de ensinar e aprender na contemporaneidade. Amparou-se em marcos legais como a Constituição de 1988, LDB e LBI. Pretendeu-se identificar as representações socias destes alunos com vistas a possibilitar o protagonismo de suas histórias. Os achados da pesquisa revelaram ancoragens em: preconceito, invisibilidade, silêncio e desejo.
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