A DOCÊNCIA ATRAVESSADA PELA DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10116

Palabras clave:

professor, pessoa com deficiência, Representações Sociais, inclusão

Resumen

O(a) professor(a) com deficiência é uma figura social complexa que tem relação com elementos representacionais tanto da docência quanto da deficiência. Este artigo identificou a estrutura a representação social de professor com deficiência através da pesquisa com 143 professores da rede pública do estado de Minas Gerais. Como coleta de dados, foi aplicada a Técnica de Evocação Livre de Palavras (TALP), através de formulário eletrônico preenchido pelos sujeitos de pesquisa, com posterior análise prototípica (análise das quatro casas) das respostas para os para os termos-indutores "professor com deficiência", "professor", "pessoa com deficiência" e uma investigação da zona muda de "professor com deficiência". Foi identificado que a RS de professor possui elementos fortemente ligados a profissão e ao fazer docente, a RS de professor com deficiência, foco dessa pesquisa, é enviesada pela representação de pessoa com deficiência, sendo marcada principalmente por elementos negativados.

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Biografía del autor/a

  • Valber de Resende Taveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Mestre em Educação pela FAE/UFMG, na linha de Psicologia, Psicanálise e Educação. Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Educação Básica. 

  • Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (Faculdade de Educação - UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (Faculdade de Medicina - UFMG).

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Publicado

2025-12-23

Número

Sección

DOSSIÊ REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO