EDUCAÇÃO E ENSINO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL: MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO CONGRESSO INTERCOM GP-PP (2019-2023)
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9944Palabras clave:
Educação, Ensino, PublicidadeResumen
O ensino de Publicidade e Propaganda tem passado por transformações em função das mudanças tecnológicas, culturais e profissionais que caracterizam o campo da comunicação. Diante desse cenário, torna-se relevante compreender como essas discussões aparecem em espaços acadêmicos de referência. Este estudo mapeou os trabalhos sobre ensino e educação apresentados no Grupo de Pesquisa Publicidade e Propaganda (GP-PP) do congresso Intercom entre 2019 e 2023, utilizando abordagem qualitativa e análise de conteúdo para identificar temas, autores, instituições e referenciais teóricos. Os resultados mostram que as pesquisas enfatizam a necessidade de integrar teoria e prática, incorporar metodologias ativas, atualizar currículos e considerar os impactos das tecnologias digitais na formação. Conclui-se que o ensino da área precisa se reposicionar diante das transformações contemporâneas, adotando modelos formativos críticos, integradores e alinhados às demandas do campo comunicacional.
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