AS POSSIBILIDADES DA UNIDADE TRABALHO-CIÊNCIA-CULTURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA OBRA: ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO BRASIL: FUNDAMENTOS, PRÁTICAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9977Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica, Integração Curricular, Relatos de Experiências de IntegraçãoResumen
Este artigo analisa as possibilidades de efetivação curricular e práticas exitosas de integração no Ensino Médio Integrado ofertado pelos Institutos Federais, tendo como fonte documental a obra O Ensino Médio Integrado no Brasil: Fundamentos, Práticas e Desafios (2017). A investigação, de natureza documental e bibliográfica, fundamenta-se em autores como Ramos, Saviani e Frigotto, que discutem a formação omnilateral e a unidade trabalho-ciência-cultura como princípios estruturantes do EMI. A partir da análise dos artigos do livro, elaborou-se uma síntese integrativa que identifica práticas pedagógicas e formas de organização curricular que representam aproximações concretas à proposta do EMI. Emergiram três categorias analíticas: interdisciplinaridade, contextualização do conhecimento e formação integral, que evidenciam potencialidades e limites do trabalho integrado nos Institutos Federais. Os resultados indicam que, apesar da diversidade de iniciativas, persistem desafios relacionados à formação docente e à superação da fragmentação curricular histórica.
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