DE COMENIUS À BOURDIEU: PROCESSOS DE MARGINALIZAÇÃO E DE EXCLUSÃO DE ESTUDANTES NA ESCOLA COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9721

Palavras-chave:

violência simbólica, exclusão, Pierre Bourdieu

Resumo

Com o crescente número de matrículas de alunos público-alvo da educação especial, cada vez mais torna-se necessário pesquisas na área a fim de garantir a esses estudantes um ensino de qualidade. Porém diversas pesquisas na área apontam uma dificuldade das escolas para conseguir a inclusão efetiva desses alunos. Neste sentido, este trabalho buscou através de uma pesquisa bibliográfica no periódico gerenciado pela Capes explorar como a violência simbólica proposta por Pierre Bourdieu (2007) acontece com alunos com deficiência; e através disso identificar e analisar no levantamento bibliográfico os componentes da violência simbólica e os elementos que podem contribuir para o processo de inclusão nas escolas. Para análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) e chegou-se nas seguintes categorias: Artigos com o foco em políticas públicas e currículo (7 trabalhos), vivência de pessoas com deficiência nas escolas (8 artigos), artigos bibliográficos (5 artigos), e práticas inclusivas (3 artigos). Por fim, concluiu-se que os elementos que podem colaborar para a inclusão desses indivíduos, são: práticas realistas e condizentes com as especificidades de cada estudante, flexibilização do currículo, o auxílio de professores especializados, bem como o diálogo desses docentes com o professor de sala comum e o uso de novas metodologias. A falta de tais aspectos pode ocasionar no contrário: na exclusão dessas pessoas.

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Biografia do Autor

  • Michele Batista dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Licenciada em Química pela UFSCar, Mestra em Educação em Ciências e Matemática e doutoranda em Educação pela UNICAMP. UNICAMP. São Paulo – Brasil

  • Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR

    Físico e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação e colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. UFSCar. São Paulo – Brasil

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Publicado

2025-12-24

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