A DOCÊNCIA ATRAVESSADA PELA DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10116Palabras clave:
professor, pessoa com deficiência, Representações Sociais, inclusãoResumen
O(a) professor(a) com deficiência é uma figura social complexa que tem relação com elementos representacionais tanto da docência quanto da deficiência. Este artigo identificou a estrutura a representação social de professor com deficiência através da pesquisa com 143 professores da rede pública do estado de Minas Gerais. Como coleta de dados, foi aplicada a Técnica de Evocação Livre de Palavras (TALP), através de formulário eletrônico preenchido pelos sujeitos de pesquisa, com posterior análise prototípica (análise das quatro casas) das respostas para os para os termos-indutores "professor com deficiência", "professor", "pessoa com deficiência" e uma investigação da zona muda de "professor com deficiência". Foi identificado que a RS de professor possui elementos fortemente ligados a profissão e ao fazer docente, a RS de professor com deficiência, foco dessa pesquisa, é enviesada pela representação de pessoa com deficiência, sendo marcada principalmente por elementos negativados.
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