ESTUDANTES MULHERES NOS CURSOS TÉCNICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (2012-2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9521

Palabras clave:

mulher, gênero, curso técnico, educação profissional e tecnológica

Resumen

A desigualdade no acesso à educação, em razão do gênero, colaborou para afastar mulheres de áreas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre mulheres nos cursos técnicos dos Institutos Federais (IFs) de 2012 a 2022. Trata-se de um estudo do tipo "Estado do Conhecimento", de natureza qualitativa e caráter exploratório. Constituíram-se referenciais teóricos autores como Frigotto (2018) e Kovaleski et al. (2013). As fontes pesquisadas foram o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Localizamos dez trabalhos. Os resultados das produções demonstraram que as relações de gênero impactam negativamente o acesso e a permanência das mulheres em áreas predominantemente masculinas. Ressaltamos a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.

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Biografía del autor/a

  • Joyce Karoline Guerra de Barros, , , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Técnica administrativa no IFPE - campus Garanhuns. Pernambuco. Brasil.

  • Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora no IFPE. Atua na Licenciatura em Química do campus Vitória de Santo Antão. É professora permanente do ProfEPT, no IFPE - campus Olinda. Pernambuco. Brasil.

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Publicado

2024-12-17

Número

Sección

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO