REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9984Palabras clave:
formação de professores, conceitos e representação social, epistemologia científicaResumen
O presente estudo investiga as Representações Sociais (RS) e as concepções epistemológicas de licenciandos em Física em formação, focando em suas concepções sobre a ciência. O objetivo é analisar quais são as RS dos futuros docentes em relação às concepções da epistemologia da ciência, visando contribuir para a formação de professores com uma compreensão crítica e reflexiva. A metodologia, de natureza qualitativa, utilizou entrevistas em grupos focais em uma instituição pública do Paraná. Os dados foram analisados por meio da Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que, ao longo da formação, os licenciandos desenvolvem uma visão mais crítica sobre a relação entre ciência e sociedade, o que pode influenciar positivamente suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a reflexão sobre essas representações e concepções é relevante para a formação de docentes mais preparados para os desafios do ensino de Física.
Descargas
Referencias
ARTHURY, L. (2024). Que tipo de professor você quer ser? Um olhar crítico da Física na escola e considerações epistemológicas para melhor pensar metodologias. Vitruvian Cogitationes, 5(1), 84-108. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.71027.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5ª ed. revista e atualizada. São Paulo: Edições 70, 2020.
CARMO, T.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O; KIOURANIS, N. M M. A formação inicial em química: um estudo das representações sociais de ingressantes e concluintes. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021. E-book. ISBN 978-65-5983-506-5. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.065211509. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/uploads/livro-formaaao-inicial_1644605315.pdf. Acesso em: 30 de Jan. de 2025.
DOURADO, S.; RIBEIRO, E. Natureza da Pesquisa: Metodologia Qualitativa e Quantitativa. In: Magalhães Júnior, Carlos Alberto De Oliveira; Batista, Michel Corci (Org.). Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências. Ponta Grossa: Atena, 2023. Cap. 1. P. 12-30.
FEYERABEND, Paulo. Contra o método . Tradução de Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. 488 p. Metodologia das ciências sociais e teoria da ciência.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas . Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 1.ed. São Paulo: Perspectiva, 2020. 324 p. ISBN 978-8527301114.
LAKATOS, I. (1982). The methodology of scientific research programmes. In J. Worrall & G. Currie (Eds.), Philosophy of science (pp. 91-196). Cambridge University Press.
MAGALHÃES JÚNIOR, C. A.O; CORAZZA, M. J.; KIOURANIS, N. M. M.; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; OLIVEIRA, A. L.; MARICATO, F. E.; SCHNEIDER, E. M.; ORTIZ, A. J.; CARMO, T. ; CARVALHO, J. L.; ARAÚJO, J. L. D.; RANGEL, M.; GIMENES, É. R.; CARVALHO, G. S.. Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte. , v. 22, 2020. Disponível em: https ://www .scielo .br /j /epec /a /TGykRS3Cyt4NgdtMLj88BbF/ . Acesso em: 30 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/21172020210110 .
MAGALHÃES JÚNIOR, C. J A.; TOMANIK, E. A. Representações sociais e direcionamento para a educação ambiental na Reserva Biológica das Perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 227-248, 2012.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 9. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
ORTIZ, A. J.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O. Ser professor de Física: Representações sociais na licenciatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 21, p. e10462, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/XjGR45T7MTtRdTKKfDbWyFH/?format=html. Acesso em: 30 de Jan. 2025.
ORTIZ, A. J. (2019). Representações sociais de 'ser professor de Física' de licenciandos em Física (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas). Disponivél em: http://www.pcm.uem.br/uploads/adriano-josa-ortiz--30102019_1594088491. Acesso em: 05 março de 2025.
POPPER, K. A lógica da pesquisa científica . Tradução de Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2007. 567 p. ISBN 978-8531602368.
SILVA, Y. C. R. DA ., SILVEIRA, D. P. DA .; LORENZETTI, L. (2023). A Alfabetização Científica e Tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências: uma análise da produção acadêmica. Vitruvian Cogitationes, 4(2), 19-38. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69073
SILVEIRA, Fernando Lang da. A metodologia dos programas de pesquisa: a epistemologia de Imre Lakatos. Caderno Catarinense de Ensino de Física , Florianópolis, v. 3, pág. 219-230, dez. 1996. publicado também na Revista de Enseñanza de la Física , Córdoba, v. 2, pág. 56-63, 1997. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~borges/publicacoes/para_download/Lakatos.pdf . Acesso em: 19 fev. 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 MARILHA APARECIDA CRUZ CUNHA, Adriano José Ortiz, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND







