REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SOBRE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: SABERES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9999Palabras clave:
Teoria das Representações Sociais, Transtorno do Espectro Autista, EducaçãoResumen
O artigo examina os discursos de professores que atuam na sala de Atendimento Educacional Especializado em Belém, capital do estado do Pará, e que atendem alunos com o Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é entender as representações sociais de professores que atuam nessas salas, a partir da Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici (1978). Para tanto, apresenta-se a retórica como método de análise dos discursos, fundamentada em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005). No que concerne à constituição das representações sociais, notou-se que o grupo visualiza a aprendizagem de forma positiva, romantizada e realista. A análise retórica das falas de professores revela um discurso fortemente persuasivo e argumentos que buscam direcionar o olhar do auditório para uma visão romantizada do autismo. A ausência de contradiscursos pode tornar essa representação limitada, pois a realidade dos alunos nesse espectro não é um padrão para todos os contextos escolares.
Descargas
Referencias
BATISTA, Claudia Alves. Atendimento educacional especializado durante a pandemia da Covid-19 em escolas municipais de Castanhal. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16846. Acesso em: 18 mar 2025.
BILLIG, Michael. Argumentando e Pensando. Tradução Vera Lúcia Mello Joscelyne, Petrópolis Rio de Janeiro, 2008.
BORGES, Adriana Araújo Pereira; NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães. O aluno com autismo na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: Presidência da República, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 28 mar. 2025.
COELHO, Anelise Barbosa; VILALVA, Suellen; HAUER, Roseli Deolinda. Transtorno do Espectro Autista: Educação e Saúde. Revista Gestão & Saúde, v. 21, n. 1, p. 70-82, 2019. Disponível em: https://www.herrero.com.br/files/revista/file75169ad10276e5f3a748914d88152915.pdf. Acesso em: 21 mar. 2025.
DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O conceito de compensação no diálogo de Vigotski com Adler: desenvolvimento humano, educação e deficiência. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 4, p. 1093-1108, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1517-97022014000401093&script=sci_abstract. Acesso em: 31 mar. 2025.
DAINEZ, Débora. Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histórico-cultural: contribuições para educação especial e inclusiva. Revista de Psicología (Santiago), v. 26, n. 2, p. 151-160, 2017. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0719-05812017000200151&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 31 mar. 2025.
FERNANDES, Ana Paula Cunha dos; DENARI, Fatima Elisabeth. Pessoa com deficiência: estigma e identidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 50, p. 77-89, set./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p77-89. Acesso em: 31 mar. 2025.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. A Educação especial no Brasil - Da Exclusão à Inclusão Escolar, Unesul, 2002. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1441311060.pdf. Acesso em: 29 mar. 2025.
MARCO, Victor Di. Capacitismo: o mito da capacidade. Belo Horizonte: Letramento, 2020. 82p.
MARQUES, Rafael Rodrigues Lourenço; MUSIS, Carlo Ralph de. Representações sociais do professor. 1ª ed. Curitiba: Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2016.
MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Análise retórica: por que e como fazer? In Clarilza P. et al. (Orgs.) Representações sociais: estudos metodológicos em educação. São Paulo. Fundação Carlos Chagas, 2011, p.151-175.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre alunos "incluídos" ou "da inclusão": reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In: VICTOR, Sônia Lopes, VIEIRA, Alexandre Braga e OLIVEIRA, Ivone Martins (Orgs) Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes, RJ : Brasil Multicultural, 2017.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639387. Acesso em: 18 mar. 2025.
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Educação especial: formação de professores para a inclusão escolar. 1ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Contexto, 2023. 128p.
PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: Nova Retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão; revisão de tradução Eduardo Brandão. 2ª Edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2005. Disponível em: https://ia800309.us.archive.org/5/items/PERELMANChaimOLBRECHTSTYTECALucie.TratadoDaArgumentacaoANovaRetorica/PERELMAN%2C%20Chaim%3B%20OLBRECHTS-TYTECA%2C%20Lucie.%20Tratado%20da%20Argumentacao%20-%20A%20Nova%20Retorica.pdf. Acesso em: 28 mar. 2025.
RAMOS, Eliane de Souza. A diferença e as rasuras de um ensino inclusivo: aproximações e distanciamentos entre o atendimento educacional especializado realizado com alunos surdos, e o acontecimento de Deleuze. 2013. 152 p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620799. Acesso em: 18 mar. 2025.
ROCHA, Luis Fernando. Teoria das representações sociais: a ruptura de paradigmas das correntes clássicas das teorias psicológicas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 1, p. 46-65, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/wrWbcH7fPm37DBzk6x4JmKK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2025.
SÁ, Celso Pereira. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. SPINK, Mary Jane P. (org). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SCHERER, Renata Porcher; DAL'IGNA, Maria Cláudia. Professoras do atendimento educacional especializado: intervenção clínica ou pedagógica?. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 37, n. 4, p. 415-425, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3033/303343304009.pdf. Acesso em: 28 mar. 2025.
SIGA. Sistema de Informação e Gestão Integrada. Matrículas - Belém, 2024. Disponível em: https://novosiga.belem.pa.gov.br/login. Acesso em: 21 mar. 2025.
SILVA, Naiana Vitória Paz Reinaldo da. A importância da sala de recurso multifuncional na educação inclusiva: revisão de artigos científicos. Scientia Vitae, v. 12, n. 34, 2021. Disponível em: https://revistaifspsr.com/v12341016.pdf. Acesso em: 21 mar. 2025.
SOUSA, Ivan Vale de. Educação inclusiva no Brasil: legislação e contextos. Jundiaí: SP, Paco Editorial, 2021. 172p.
WESTON, Anthony. A Arte de Argumentar. Trad. MURCHO, Desidério Murcho; Rev. PEDREIRA, Maria do Rosário; ALMEIRDA, José Soares de. 2ª edição. Lisboa. Editora Gradiva, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Priscila Caseiro de Oliveira, Fábia Fagundes Pacheco, Adriana Ofretorio, Maria Inmaculada Chao Cabanas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND







