DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM BALANÇO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS IES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Authors

  • Celia Maria Fernandes Nunes Federal University of Ouro Preto image/svg+xml
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Federal University of Ouro Preto image/svg+xml
  • Leidelaine Sérgio Perucci Federal University of Ouro Preto image/svg+xml
  • Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes Federal University of Ouro Preto image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Celia Maria Fernandes Nunes, Federal University of Ouro Preto
    Professora do Departamento de Educação
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo, Federal University of Ouro Preto
    Professora do Departamento de Educação
  • Leidelaine Sérgio Perucci, Federal University of Ouro Preto
    Academica de Pedagogia
  • Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, Federal University of Ouro Preto
    Mestre em Educação

References

AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de; ROCHA, Áurea Maria Costa. Aprender a ensinar, construir identidade

e profissionalidade docente no contexto da universidade: uma realidade possível. In: ANPED. 35., 2012, Porto de

Galinhas, PE. Anais Anped, 2012. Disponível em < http://35reuniao.anped.org.br/ > Acesso em: 27 fev. 2015.

BOGDAN, R. C.; BIBKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos.

Porto: Porto editora, 1994.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Sílvia Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Educação Superior:

a entrada na docência universitária. In: ANPED. 33., 2010, Caxambu, MG. Anais Anped, 2010. Disponível em:

<http://33reuniao.anped.org.br/> Acesso em: 27 fev. 2015

BOLZAN, Doris Pires; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Atividade de produção da docência: a professoralidade

universitária, CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PARANÁ, 9., 2009, Curitiba. Anais eletrônicos...

Curitiba: DUCERE, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/programacao.

html>. Acesso em: 27 fev. 2015

CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno; Formar ou preparar para a docência no ensino superior? Eis a questão. In:

ANPED. 35., 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais Anped, 2012. Disponível em < http://35reuniao.anped.org.br/ >

Acesso em: 27 fev. 2015.

DAVID, Ricardo Santos. Formação para o ensino superior: a docência na contemporaneidade. Revista Temas em

Educação, João Pessoa, v.26, n. 1, p. 09-23, jan.-jun. 2017.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

OLIVEIRA, Maria Regina de Carvalho Teixeira de. ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. A docência universitária

em palavras... Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n.

8 jan., jun. 2013.

PIMENTA, S. G., ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez

editora, 2008.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e técnicas da pesquisa e do

trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

VIEIRA, H. C. et. al. O uso de questionários via e-mail em pesquisas acadêmicas sob a ótica dos respondentes. In: SEMEAD

SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 13.. Set, 2010. Anais eletrônicos... 2010. Disponível em: < http://

www.pucrs.br/ciencias/viali/recursos/online/inquiries/O%20uso%20de%20question%C3%A1rios%20via%20e-mail%20

em%20pesquisas%20acad%C3%AAmicas%20sob%20a%20%C3%B3tica%20dos.pdf > acesso em: 19 jul. 2018

Published

2019-01-15

Issue

Section

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO