INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5412Palavras-chave:
aprendizado ativo, formação de professoresResumo
A fim de qualificar as propostas de ensino/aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior na formação de pedagogos devem pautar-se em práticas inovadoras em educação. Assim, uma Instituição privada de Ensino Superior do interior paulista, busca desenvolver, em uma de suas disciplinas oferecidas ao curso de Pedagogia práticas de ensino problematizadoras e o uso do portfólio reflexivo. O estudo tem como objetivo relatar as contribuições da Metodologia da Problematização e do portfólio reflexivo na formação do pedagogo, bem como os desafios que os cercam. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo sobre o desempenho dos alunos com a Metodologia da Problematização e com o uso do portifólio. É possível afirmar o cumprimento efetivo das etapas da Metodologia da Problematização neste estudo. Ressalta-se como contribuições: aproximação entre teoria e prática, o desenvolvimento da capacidade comunicacional e o trabalho em equipe. Como fragilidades destacam-se a sistematização das informações no portfólio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2019 Marina Lemos Villardi, Eliana Goldfarb Cyrino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND







