VOZES SILENCIADAS: A INVISIBILIDADE DE DOUTORAS NEGRAS NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA BRASILEIRA E COLOMBIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9586

Palavras-chave:

Gênero;, raça, ciência da natureza

Resumo

As mulheres negras têm sido historicamente marginalizadas e invisibilizadas nas Ciências da Natureza no Brasil e na Colômbia. Seus saberes e contribuições são frequentemente negligenciados, perpetuando a desigualdade de gênero e raça. Apesar dos obstáculos, elas resistem e lutam. Perante o exposto, o atual trabalho pretende explorar as trajetórias acadêmicas de doutoras negras atuantes nas Ciências da Natureza no Brasil e na Colômbia. Destacando dificuldades e desafios enfrentados por essas mulheres, bem como suas conquistas e contribuições para o avanço do conhecimento científico. Para isso, a proposta foi uma coleta de dados baseados em entrevistas semiestruturadas com doutoras negras nas áreas das Ciências da Natureza, atuantes em Universidades, tanto no Brasil quanto na Colômbia. Entendendo-se que é fundamental promover políticas públicas e ações afirmativas para garantir a equidade de gênero e raça no ambiente acadêmico. Este estudo destaca a importância da representatividade e contribuição das mulheres negras nas Ciências da Natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rejane Maria da Silva Farias, , , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

    Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Licenciada em Física pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB,

  • Joselina da Silva, , , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).- UF,

Referências

BARBOSA, A. F.; CARVALHO, T. D.; FERNANDES, L. A. Perfil de participantes de programas de pós-graduação em psicologia relacionado ao gênero e raça. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 29, n. 1, p. 95-105, 2013.

COLLINS, P. H. Intersectionality as critical social theory. Durham: Duke University Press, 2019.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo quotidiano. Selo Negro, 2012.

LERMA, J. É… Não é o caso. São Paulo: Grupo de Teatro Nacional, 2005.

LORDE, A. The master's tools will never dismantle the master's house. Women's studies quarterly, v. 26, n. 3/4, p. 278-285, 1978.

MORALES, J. E. La responsabilidad social en las universidades en Colombia frente a la desigualdad: análisis crítico y propuesta de implementación. In: Congreso Nacional de Investigación en Posgrados, 2021.

PERROT, M. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, L. R. Negras raízes. São Paulo: Senac, 2009.

VIGOYA, M. L. D. Pobreza, desigualdad y exclusión social en el posconflicto. In: Catálogo actualizado de la exposición Pobreza y desarrollo en Colombia: Anális de la residencia, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO