REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10045Palavras-chave:
Representações sociais, violência contra a mulher, EducaçãoResumo
A violência contra a mulher está enraizada na sociedade sendo legitimada historicamente por elementos culturais e sociais. O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca do que tem sido produzido em periódicos brasileiros, através da plataforma Scielo, sobre as representações sociais e sua intersecção com a violência contra às mulheres, na área da educação. O conceito da Teoria das Representações Sociais (TRS) provém da psicologia social e o compreendemos em síntese como um conhecimento socialmente partilhado. Os artigos selecionados apontam a necessidade de estratégias educativas e formativas sobre a temática a serem implementadas na sociedade, sobretudo a profissionais que atendem mulheres em situação de violência. No entanto, a maioria das pesquisas descritas nos artigos não pertenciam ao campo da educação e sim, à área da saúde, percebendo-se assim um terreno fértil de pesquisa a ser explorado no Brasil.
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