REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CIÊNCIA E CIENTISTA ELABORADAS POR ESTUDANTES DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA MÍDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10122

Palavras-chave:

ciência, cientista, mídia, representações sociais

Resumo

O presente estudo investiga como estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro constroem representações sociais sobre a ciência e o cientista, com ênfase na influência da mídia. Fundamentado na Teoria das Representações Sociais (Moscovici), o trabalho analisa dados obtidos por métodos qualitativos e quantitativos, como DAST, entrevistas, TALP, testes de alfabetização científica e grupos focais. Os resultados revelam a persistência de estereótipos do cientista relacionados a uma pessoa isolada e excêntrica, influenciados por mídias como internet, desenhos animados, séries e plataformas digitais. Ao mesmo tempo, apontam avanços na percepção dos estudantes sobre o caráter coletivo e mutável da ciência. A pesquisa destaca a relevância de uma educação científica crítica e reflexiva, capaz de dialogar com mídias digitais e combater o negacionismo. Assim, propõe o fortalecimento de práticas escolares que promovam a alfabetização científica, articulando escola, mídia e sociedade para a democratização do conhecimento científico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Colégio Pedro II

    Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Professora aposentada do Departamento de Biologia e Ciência do Colégio Pedro II. 

  • Raquel Ribeiro da Costa da Cunha Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Doutoranda no PPGE da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Margareth Braz Ramos, SENAC - Rio de Janeiro

    Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Docente no SENAC RJ.

     

  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté UNITAU

    Doutora em Educação. Docente do PPGE da Universidade de Taubaté. 

Referências

ALLAIN, Juliana Mezzomo; NASCIMENTO-SCHULZE, Clélia Maria; CAMARGO, Brigido Vizeu. As representações sociais de transgênicos nos jornais brasileiros. Estudos de Psicologia, v. 14, n. 1: 21-30, 2009.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Cibercultura: uma nova "era das representações sociais"? In: ALMEIDA, Angela M. O. S.; TRINDADE, M. F.; ARAÚJO, Z. (eds.) Teoria das representações sociais - 50 anos. Rio de Janeiro: TechnoPolitik Editora, 2014, p. 159-176.

BAUER, Martin; AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In BAUER, Martin; GASKELL, George (orgs.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 13ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015, p. 39-63.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução No 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016.

BREUNIG, Eduarda Taís; AMARAL, Aléxia Santos; GOLDSMICHDT, Andréa Inês. História da Ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 15, n. 33, p. 134-150, 2019.

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: conceito e funções. Ciência e Cultura, v. 37, n. 9, p. 1420-1427, 1985.

CACHAPUZ, António Francisco; GIL-PEREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa; PRAIA, João; VILCHES, Amparo (orgs). A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CANDOTTI, Ennio. O papel do cientista na divulgação científica. In: MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.

CARVALHO, Jaciara de Sá. Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

CAVALHEIRO, Glauco; BRANDÃO, Carolina Gandon. Comunicação e Retórica: um contexto para pensar a pós-verdade. In: GUARESCHI, Pedrinho; AMON, Denise; GUERRA, André (orgs.). Psicologia, comunicação e pós-verdade. Porto Alegre: ABRAPSO, p. 89-106, 2019.

CHAMBERS, David Wade. Stereoytpic images of the scientist: The draw-a-scientist test. Science Education, v. 67, n. 2, p. 255-265, 1983.

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; CHAMON, Marco Antônio. Representação social e risco: Uma abordagem psicossocial. In: CHAMON, E. M. Q. O. (Org.). Gestão de Organizações Públicas e Privadas: Uma Abordagem Interdisciplinar. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport Livros e Multimídia Ltda., p. 103-141, 2007.

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; SANTANA, Leonor M. Representação social, Ciência e educação no século XXI - para onde vamos? In: ROSO, Adriane et al. (org.). Mundos sem fronteiras. Representações sociais e práticas psicossociais. Porto Alegre: ABRAPSO, 2021

CRUZ, Joliane Olschowsky. Mulheres na Ciência: Representação e ficção. XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires, 2009.

DE MEIS, Leopoldo; MACHADO, Rita de Cássia; LUSTOSA, Paulina; SOARES, Valéria R.; CALDEIRA, Maria Teresa; FONSECA, Lúcia. The Stereotyped Image of the Scientist Among Students of Different Countries: Evoking the Alchemist? Biochemical Education, v. 21, n. 2, 1993.

DIAS, Zaida Barros. Ensino de Ciências Naturais, livros didáticos e imagens: investigando representações de gênero. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Gradução em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2014.

FERREIRA, João Rodrigo Santos; AUTRAN, Marynice de Medeiros Matos; SOUZA, Edvanio Duarte. Comunicação e divulgação científicas: das distinções conceituais às aproximações promovidas pelas redes sociais digitais. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, v. 9, Ed. Especial, p. 323-347, 2023. DOI: https://doi.org/10.21721/p2p. Acesso em 15 de junho de 2023.

GUARESCHI, Pedrinho. Mídia e democracia: o quarto versus o quinto poder. Revista Debates, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 6-25, jul.-dez. 2007.

HARARI, Yuval Noah. O mundo após o coronavírus. Financial Times, 24/03/2020. Tradução de César Locatelli. Disponível em <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Yuval-Noah-Harari-o-mundo-apos-o-coronavirus/4/46887> Acesso em 24 de maio de 2020.

INCT-CPCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. O que os jovens brasileiros pensam da Ciência e da Tecnologia? Resumo Executivo. 24/01/2019. Disponível em https://www.coc.fiocruz.br/images/PDF/Resumo%20executivo%20survey%20jovens_FINAL.pdf Acesso em 21 de junho de 2023.

JODELET, Denise. A Separete Epidemic. Papers on Social Representations. Special issue: Social Representations of Covid-19: Rethinking the Pandemic's Reality and Social Representations, v. 29, n. 2, p. 10.1-10.11, 2020. Disponível em: https://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR/article/view/579/474. Acesso em: 03 mai. 2023.

JODELET, Denise. Ponto de Vista: Sobre o movimento das representações sociais na comunidade científica brasileira. Temas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 19 - 26, 2011.

KOSMINSKY, Luis; GIORDAN, Marcelo. Visões sobre Ciências e sobre cientista entre estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. 15, p. 11-18, 2002.

MARKO, Gabriela; PATACA, Ermelinda Moutinho. Concepções de Ciência e educação: contribuições da história da Ciência para a formação de professores. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, p. 1-20, 2019.

MATURANA, Humberto. Cognição, Ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro, Victor Paredes, 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MEDEIROS, Carolina. Mariluce Moura: 'Redes sociais são fundamentais na disseminação de informação, formatos e experimentação'. Revista eletrônica de jornalismo científico, Com Ciência, 10/04/2018. Disponível em https://www.comciencia.br/mariluce-moura/. Acesso em 04 de junho de 2023.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 11. ed, 2015, 4a reimpressão, 2019.

MOSCOVICI, Serge. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.

NASCIMENTO-SCHULZE, Clélia Maria. Science and Society: to indicate, to motivate or to persuade? Diogenes, v. 55, n. 1, p. 133-142, 2008.

NASCIMENTO-SCHULZE, Clélia Maria. Um estudo sobre alfabetização científica com jovens catarinenses. Psicologia Teoria e Prática, v. 8, n. 1, p. 95-106, 2006.

NASCIMENTO-SCHULZE, Clélia Maria; CAMARGO, Brigido; WACHELKE, João. Alfabetização científica e representações sociais de estudantes de Ensino Médio sobre Ciência e Tecnologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 58, n. 2, p. 24-37, 2006.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SABINO, Raquel do Nascimento. Utilização de lives como ferramenta de educção em saúde durante a pandemia pela covid-19. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e240176, p. 1-17, 2021. Disponível em https://doi.org/10.1590/ES.240176, acesso em 15 de agosto de 2023.

OKTAY, Ozlem; ERYURT, Kubra. How high school students represent the image of scientists in their minds. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 46, p. 2482 - 2486, 2012.

PIERRO, Bruno de. Youtubers na Ciência Canais de vídeo ganham destaque na divulgação de pesquisas feita na internet. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, edição 243, de maio 2016. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/youtubers-na-ciencia/ Acesso em: 21/06/2021.

RATEAU, Patrick; MOLINER, Pascal; GUIMELLI, Christian; ABRIC, Jean-Claude. Teoria das Representações Sociais. Tradução: Claudia Helena Alvarenga. In: Van Lange, P. A. M.; Kroglanski, A. W.; Higgins, E. T. (Org.). Handbook of theories of social psychology, v. 2. London: SAGE, 2012. p. 477-497. Título original: Social Representation Theory. Tradução não publicada, somente para uso escolar.

REIS, José. A divulgação científica e o ensino (1967). In: MASSARANI, Luisa; DIAS, Eliane Monteiro de Santana. José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.

REZNIK, Gabriela; MASSARANI, Luisa; RAMALHO, Marina; MALCHER, Maria Ataíde; AMORIM, Luis; CASTELFRANCHI, Yurij. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista? Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 829-842, 2017.

RODRIGUES, Alvori Vidal; MÜLLER, Thaísa Jacintho; LAHM, Regis Alexandre; FILHO, João Bernardes da Rocha. Concepções sobre ciência e fazer científico de estudantes de um curso normal e possíveis implicações nas atitudes futuras desses professores, Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, p. 65-92, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p65.

SILVEIRA, Evanildo. Em reação a negacionismo, pesquisadores levam 'ciência descomplicada' às redes sociais. BBC News Brasil, 20 de março de 2021. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-56421745 Acesso em 19 de junho de 2023.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. O Cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais. Em Questão. UFRS. v. 12, n. 1, p. 131-148, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4656/465645954008.pdf. Acesso em: 03 fev. 2023.

TOMA, Radu Bogdan; GRECA, Ileana, Márcia; GÓMEZ, Martha Orozco. Una Revisión del Protocolo Draw-a-Scientist-Test (DAST). Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 15, n. 3, p. 3104-1-3104-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2018.v15.i3.3104.

TORRES, Cleyton Carlos. O uso das redes sociais na divulgação científica. Observatório da Imprensa, edição 891, 23 de fevereiro de 2016. Disponível em https://www.observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/o-uso-das-redes-sociais-na-divulgacao-cientifica/ Acesso em 04 de junho de 2023.

VIZZOTTO, Patrick Alves; MACKEDANZ, L. F. Teste de Alfabetização Científica Básica: processo de redução e validação do instrumento na língua portuguesa. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, 2018.

WACHELKE, João; WOLTER, Rafael; MATOS, Fabíola Rodrigues. Efeito do tamanho da amostra na análise de evocações para representações sociais. Liberabit. v. 22, n. 2, jul/dez 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/liber/v22n2/a03v22n2.pdf. Acesso em: 02 mar. 2023.

ZAMBONI, Lílian Márcia Simões. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas, SP: Autores associados, 2001.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO