"NÃO, NÃO ME SENTIA REPRESENTADA, NEM UM POUCO": ENTRE IDENTIDADES, DIFERENÇAS, ESCOLA E ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol9.9567

Palavras-chave:

identidade, gênero, corpo, representação

Resumo

Neste texto, apresento uma discussão no campo temático do processo de (re)(des)construção de Identidades, Currículo e Educação, no qual destaco e analiso o sentimento de pessoas estudantes se sentirem representadas na dinâmica escolar como parte fundamental para pensar essas construções e suas possibilidades de ampliação. Parto de entrevista com cinco estudantes de Ensino Médio que se identificam com a não binaridade de gênero e suas percepções sobre a escola para explorar quais os caminhos a Educação e a Ciência têm percorrido e selecionado quando se trata de gênero e sexualidade. Busco ainda lançar olhar às construções realizadas nas aulas acerca dos saberes sobre corpos, identidades e socializações. Com isso, proponho uma ação questionadora dos posicionamentos que as escolas têm assumido, de forma a repensar os contornos nos quais a pluralidade representativa pode ser trabalhada.

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Biografia do Autor

  • Neilton dos Reis, Universidade Federal do Oeste da Bahia

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Bahia - Brasil

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

DOSSIÊ RELAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO