“MEU FILHO NÃO MENTE”: A (DIFÍCIL) RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9617Keywords:
school-family relationship, democratic coexistence, school management, post-pandemicAbstract
Este ensaio problematiza as relações entre escola e família e o agravamento das situações de conflito e violência nas escolas no contexto pós-pandêmico. Com base em uma abordagem crítica e dialógica, examina os efeitos da sindemia covídica sobre os vínculos sociais e os desafios da gestão escolar na construção de espaços de escuta e diálogo entre os diferentes atores escolares. Discute, ainda, a necessidade de ressignificar o conceito de participação e de gestão democrática em meio ao avanço do neoconservadorismo e do individualismo no campo dos costumes e da consolidação do gerencialismo como modelo de gestão educacional. Afirma-se a necessidade fortalecer as instâncias formais de participação associadas a experiências concretas onde a palavra e a escuta operam como mediações políticas e formativas.
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