“MEU FILHO NÃO MENTE”: A (DIFÍCIL) RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9617

Keywords:

school-family relationship, democratic coexistence, school management, post-pandemic

Abstract

Este ensaio problematiza as relações entre escola e família e o agravamento das situações de conflito e violência nas escolas no contexto pós-pandêmico. Com base em uma abordagem crítica e dialógica, examina os efeitos da sindemia covídica sobre os vínculos sociais e os desafios da gestão escolar na construção de espaços de escuta e diálogo entre os diferentes atores escolares. Discute, ainda, a necessidade de ressignificar o conceito de participação e de gestão democrática em meio ao avanço do neoconservadorismo e do individualismo no campo dos costumes e da consolidação do gerencialismo como modelo de gestão educacional. Afirma-se a necessidade fortalecer as instâncias formais de participação associadas a experiências concretas onde a palavra e a escuta operam como mediações políticas e formativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Sanny Silva da Rosa, City University of São Caetano do Sul
    Graduated in Pedagogy (1983); holds a Master's (1990) and a PhD in Education (Curriculum) from the Pontifical Catholic University of São Paulo (1996). I've conducted postdoctoral studies in Educational Policies at the Department of Sociology of Education, Institute of Education of University College London, supervised by Prof. PhD Stephen J. Ball (2010-2011). I've been a professor and researcher in the Master's and Doctoral programs of the Graduate Program in Education at the Municipal University of São Caetano do Sul (USCS) since 2016. Her research focus is on Educational Policy and Management.
  • Tiago Luiz Araújo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Degree in Languages (Portuguese/English) from the Centro Universitário Fundação Santo André (2008), a degree in Pedagogy from the Universidade Nove de Julho (2014), and a postgraduate degree in Linguistic and Literary Studies from the Centro Universitário Fundação Santo André (2011). I am currently a master's student in education at the Universidade Municipal de São Caetano do Sul. I am also the school principal at EMEF Senador Flaquer, a member of the Municipal Security Council - COSEM, and a member of the Municipal Education Council at the São Caetano do Sul City Hall. I have served on the Municipal Education Council and was part of the Analysis Committee for the Municipal Education Plan - PME (2020 - 2021). I have experience in the field of Letters (Portuguese Language), Education, with an emphasis on educational management. He has worked as a Portuguese Language Teacher in the public system, at a full-time school (2010 -2013), at a regular school (2014 -2016), as an Educational Guidance Assistant (2017), and Educational Advisor (2018). In 2019, I was awarded the Medalha dos Autonomistas at the Municipal Chamber for his work in municipal education. I've been a tenured professor at the São Caetano do Sul City Hall since 2010.

  • Renata Rainatto, City University of São Caetano do Sul

    Degree in Biological Sciences from the Methodist University of São Paulo (2000).  I'm currently  a teacher at the São Caetano do Sul City Hall.  Master's student in the Professional Stricto Sensu Graduate Program at the Municipal University of São Caetano do Sul (USCS), with a research focus on Policy and Management of Education. 

  • Fabíola Silveira Sampaio, City University of São Caetano do Sul

    Mestranda em Educação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo – Brasil

References

ABRAMOVAY, Miriam; RUAS, Maria das Graças. Violências nas escolas. Brasília, DF: UNESCO, 2002. ALCANTARA, Guilherme de; RESENDE, Tânia de Freitas. Participação das famílias na gestão educacional: o lugar dos pais-professores. Educar em Revista, [S. l.], p. e96138, 2025. ARAÚJO, Ulisses F.. Assembleia escolar: Um caminho para a resolução de conflitos, São Paulo, Moderna, 2004. ARAÚJO, Ulisses F.. Resolução de conflitos e assembleias escolares. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 31, p. 115-131, 2008.

ARAÚJO, Tiago Luiz de. Assembleias de classe como estratégia para a gestão democrática: contribuições de uma experiência colaborativa na rede municipal de São Caetano do Sul. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência e Gestão Educacional) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 21 jun. 2024. ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. BARANTINI, Philip. Adolescence. Reino Unido: Warp Films, 13 mar.2025.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Divulgação dos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2024: apresentação coletiva. Brasília, DF: Inep, 2025. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2024/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 5 nov. 2025.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 nov. 2025.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 5.537/AL. Relator: Min. Luís Roberto Barroso. Acórdão de 24 de ago. 2020. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn%3Alex%3Abr%3Asupremo.tribunal.federal%3Bplenario%3Aacordao%3Badi%3A2020-08-24%3B5537-4991079. Acesso em: 5 nov. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 5 nov. 2025.

CAMARANO, Ana Amélia. Os dependentes da renda dos idosos e o coronavírus: órfãos ou novos pobres? Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. supl. 2, p. 4.169-4.176, 2020.

CARA, Daniel (org.); PELLANDA, Andressa; SANTOS, Catarina de Almeida; DADICO, Claudia Maria; MADI, Fernanda Rasi; ORSATI, Fernanda T.; MEATO, Juliana; OLIVEIRA, Letícia; ARONOVICH, Lola; FRANCA, Luka; FROSSARD, Marcele; SILVEIRA, Paola da Costa. O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, dez. 2022. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/Relatorio_ExtremismoDeDireitaAtaquesEscolasAlternativasParaAcaoGovernamental_RelatorioTransicao_2022_12_11.pdf. Acesso em: 5 nov. 2025. CARVALHO, Tatiane Kelly P.; COUTRIM, Rosa Maria da E.; MOREIRA, Núbia Regina. As relações família-escola nas novas configurações familiares: o protagonismo das avós cuidadoras na escolarização dos netos. Educar em Revista, v. 41, p. e95714, 2025. DOMINGUES, Patrícia Carla de Sá Stanesco Batuli Proence; AQUINO, Mayra Rocha Corrêa de; SOUZA, Márcia Luciane Soares de; TEIXEIRA, Gabriela de Lana; CALAZANI, Sergiane Rodrigues; RIBEIRO, Wanderson Alves. Impacto pós-pandemia e o aumento no diagnóstico de transtornos mentais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 3652–3667, jun. 2025. G1. Assassino invade creche e mata 4 crianças em Blumenau (SC). Jornal Nacional, 05 abr. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/04/05/assassino-invade-creche-e-mata-4-criancas-em-blumenau-sc.ghtml Acesso em: 17 maio 2024.

GONÇALVES, Josiane Peres; EGGERT, Edla. Estruturadas X desestruturadas: percepções de família entre profissionais da educação. Rev. Educ. Questão, Natal , v. 57, n. 54, e18034, 2019 .

KATZ, Jack. A theory of intimate massacres: Steps toward a causal explanation. Theoretical Criminology, v. 20, n.3), p. 277-296, 2016.

LANGEANI, Bruno. Raio-x de 20 anos de ataques a escolas no Brasil - 2002-2023. Instituto Sou da Paz, maio, 2023. Disponível em: https://observatorioedhemfoc.websiteseguro.com/observatorio/wp-content/uploads/2024/06/10_06_Raio-x-ataque-a-escolas.pdf Acesso em: 05 out. 2025

NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/

interrogações sociológicas. Análise Social, v. XL,176, p.563-578, 2005. NOGUEIRA, Maria Alice. Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação & Realidade, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 155-170, 2008.

NOGUEIRA, Maria Alice; RESENDE, Tania de Freitas; COUTINHO, Priscila de Oliveira. Famílias de classes médias na escola Pública: da escolha às estratégias de Participação. Educação Em Revista, 39, e40017, 2023

NOGUEIRA, Maria Alice; COUTINHO, Priscila de Oliveira. Relações família-escola na contemporaneidade: novas configurações sociais e os desafios dos contextos educacionais em transformação. Educar em Revista, [S. l.], p. e98626, 2025.

OKOMURA, Renata; CAFARDO, R.; LO RE, Ítalo. Ataque em escola de SP: adolescente de 13 anos mata professora e fere outras quatro pessoas. Estadão [Notícias]. 27/03/2023, 8h48. Disponível em: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/escola-sao-paulo-alunos-professores-esfaqueados-nprm/ Acesso em: 20 maio 2024

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto E.de; MARINHO-ARAÚJO, Clayse M. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n.1, p. 99-108, 2010

PIOTTO, Daniela Cristina. O Aumento de Camadas Médias em uma Escola Pública: melhoria ou exclusão?. Educação: Teoria e Prática, v.14, n. 26, p.35-66.

PUIG, J. Democracia e participação popular. São Paulo: Moderna, 2000

RABINOVICH, Elaine Pedreira; BASTOS, Ana Cecília de Sousa. A presença e a ausência das avós marcando a vida das gerações: a intimidade nas relações entre avós, suas filhas e seus netos. In: RABINOVICH, Elaine Pedreira; MOREIRA, Lúcia Vaz de Campos; BRITO, Eliana Sales; FERREIRA, Marilaine Menezes (Orgs.). Envelhecimento e intergeracionalidade: olhares interdisciplinares. Curitiba: CRV, 2019. p. 323-336.

SEFFNER, Fernando.; KLEIN, Carin.; VARGAS, Juliana Ribiro de..Escolas, famílias e instituições religiosas: tensões e resistências. Educar em Revista, v. 41, p. e96115, 2025.

SILVEIRA, G. E. L. et al.. Sintomas de ansiedade e depressão no ambiente acadêmico: um estudo transversal. Acta Paulista de Enfermagem, v. 35, p. eAPE00976, 2022.

SINGLY, François de. Sociologia da Família Contemporânea, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

SOUZA, Sirleine Brandão de..A relação família-escola e a Educação Especial: alguns apontamentos. Educar em Revista, v. 41, p. e96110, 2025.

VAN ZANTEN, Agnès. Choisir son école. Stratégies familiales et médiations locales. Paris: PUF, 2009. VAZQUEZ, Daniel Arias et al.. Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19. Saúde em Debate, [S. l.], v. 46, n. 133, p. 304–317, 2022. VEIGA-NETO, Alfredo. Mais uma Lição: sindemia covídica e educação. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, p. e109337, 2020. VINHA, Telma et al.. Ataques de violência extrema em escolas no Brasil [livro eletrônico]: causas e caminhos. 1. ed . São Paulo: D3e, 2023. Disponível em: https://d3e.com.br/wp-content/uploads/relatorio_2311_ataques-escolas-brasil.pdf Acesso em: 18 maio 2024.

Published

2025-12-03