METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9907Keywords:
Formação de Professores, Ensino de Matemática, Contexto amazônicoAbstract
Science Education in the Amazon - PPGEC, from the Amazonas State University - UEA. The objective of the research was to understand the perceptions and practices of elementary school teachers regarding the use of Active Methodologies in teaching mathematics in a riverside school in a community in the municipality of Iranduba - AM. This study is a descriptive research (Gil, 2012) with a qualitative approach (Marconi and Lakatos (2017). Participant observation (Lüdke and André, 1986) and a questionnaire were applied to collect data. Bardin's content analysis (2009) was used to analyze the data. Thus, the article presents an understanding of teachers regarding the use of active methodology developed in this context.
Keywords: 1. Teacher Training. 2. Mathematics Teaching. 3. Active Methodologies.
Downloads
References
ALTRÃO, F; NEZ, E. Metodologia de ensino: um re-pensar do processo de ensino e aprendizagem. Revista Panorâmica On-Line, Barra do Garças, v. 20, n. 6, p. 83-113, 2016. Disponível em: http://revistas.cua.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/download/647/273. Acesso em: 15 de maio de 2024.
ARAÚJO, J. C. S. Fundamentos da metodologia de ensino ativa (1890-1931). 37ª Reunião Nacional da ANPEd, UFSC - Florianópolis, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt02-4216pdf . Acesso em 15 de maio de 2024.
BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf . Acesso em 13 de novembro de 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo. Ed. 70, 1977. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7684991/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf . Acesso em: 15 de maio de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf . Acesso em: 13 de novembro de 2024.
CURI, Edda. A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 7, 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/574347856.pdf . Acesso em: 13 de novembro de 2024.
FERNANDES, Geraldo W. R; et al. Metodologias e estratégias ativas: um encontro com o ensino de ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
FERNANDES, Geraldo W. R.; ALLAIN, Luciana Resende; DIAS, Isabella Rocha. Metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de ciências. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2022.
GIL, Antônio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1EIl1g8FdfUOEMtQzRCdUFUX2c/view?resourcekey=0-AN4t4J2ophUPu37ItDw_Jg . Acesso em: 13 de novembro de 2024.
GUÉRIOS, Ettiène; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Um estudo acerca da pesquisa sobre formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 78, 2019. Disponível em: scielo.br/j/er/a/tQDH4LC6nW9kjnMB49mgKPp/?format=pdf . Acesso em: 29 de novembro de 2024.
LUCHESI, Bruna Moretti; LARA, Ellys Marina de Oliveira; SANTOS, Mariana Alvina dos.
Guia prático de introdução às metodologias ativas de aprendizagem [recurso eletrônico] / organizadoras: Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4667/6/4%20-%20GUIA%20PR%c3%81TICO%20DE%20INTRODU%c3%87%c3%83O%20%c3%80S%20METODOLOGIAS%20ATIVAS%20DE%20APRENDIZAGEM.pdf . Acesso em: 29 de novembro de 2024.
LÜDKE, Menga; André, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SLONGO, Iône I.P., DELIZOICOV, N.C. ROSSET, J.M. A formação de professores é enunciada pela pesquisa da área de Educação em Ciências. ALEXANDRIA v.3, n.3, p.97-121, 2010. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/AlexandriaFlorianopolis/2010/vol3/no3/5.pdf . Acesso em: 29 de novembro de 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Simone da Silva Miranda, Whasgthon Aguiar de Almeida

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND







