REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO NOVO ENSINO MÉDIO POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO SUL DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10041Palabras clave:
Novo Ensino Médio, Representações Sociais, EstudantesResumen
A reforma do Novo Ensino Médio (NEM) visa adaptar a educação às demandas atuais, propondo um currículo flexível. Sua implementação enfrenta desafios e adaptações que impactam os estudantes, especialmente em escolas estaduais do sul do Espírito Santo. O objetivo é investigar representações sociais do NEM elaboradas por estudantes de uma dessas escolas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 13 alunos do Ensino Médio, analisadas com apoio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a representação do NEM se organizou em torno da metáfora "relógio digital", associada a termos como "bateria fraca", "tempo excessivo" e "vidro novo embaçado". Os alunos abordaram o desalinhamento entre teoria e prática e a ausência de preparação adequada para exames. Embora o NEM tenha potencial, conforme estudo sua implementação apresenta falhas, especialmente na comunicação e estrutura, priorizando o mercado de trabalho em detrimento da formação integral dos alunos.
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