REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTADO DO CONHECIMENTO, VOZES E DESAFIOS PARA O PERTENCIMENTO COLETIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.10119

Palabras clave:

educação profissional e tecnológica, representações sociais, estado do conhecimento

Resumen

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil busca integrar formação humana e preparo para o trabalho, mas ainda enfrenta desafios para ser plenamente compreendida pela sociedade. Este estudo investigou como o conhecimento científico sobre a EPT vem sendo produzido a partir da Teoria das Representações Sociais, mapeando pesquisas desenvolvidas entre 2010 e 2025 em bases acadêmicas nacionais. A análise reuniu 27 trabalhos e revelou avanços na compreensão das experiências de estudantes e professores, mas também mostrou lacunas, especialmente quanto à participação de famílias e comunidades na construção de sentidos sobre os Institutos Federais. Esses resultados indicam a importância de fortalecer o diálogo entre escola e sociedade, ampliando a escuta e a visibilidade das vozes que vivenciam a EPT. O estudo conclui que conhecer essas representações é essencial para consolidar uma educação pública democrática, crítica e emancipadora.

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Biografía del autor/a

  • Pablo Menezes e Oliveira, , , Instituto Federal de Educação

    Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2023). Doutor em História pela UFMG (2013), mestre em História pela mesma Universidade (2005), e graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG.

  • Rosileni Pereira de Morais Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - IFMG Campus Ouro Branco (2025). Especialista em Pedagogias Digitais e Inovações Tecnológicas - ÚNICA (2022). Graduada em Pedagogia - FINOM (2005). Pós graduanda em História Pública e Educação Antirracista.

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Publicado

2025-12-23

Número

Sección

DOSSIÊ REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO