Contextualizando as imagens na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n1.4267Abstract
Este artigo propõe uma breve reflexão acerca das imagens presentes no cotidiano escolar, contidas especialmente nos livros didáticos; as quais, quando não contextualizadas adequadamente pelo professor, podem conduzir o aluno a compreensões limitadas, muitas vezes distorcidas, direcionando suas leituras de mundo. Tomando como aporte teórico, Saliba (2011), e contribuições de outrosautores, como Barbosa (2012), Franca (2006), Coli (1995), Mosaner Jr e Stori(2007), Benjamin (1955), Morin (2003) e Lenoir (1998), buscamos abordar alguns aspectos sobre o “olhar” nessas imagens, ditas por Saliba como imagens canônicas, bem como o excesso das imagens apresentadas em sala de aula. Procuramos propor um estudo de conteúdo interdisciplinar que faça do ensino de Arte algo integrado em um contexto escolar, que redireciona o olhar das imagens estudadas para um processo de criação e possibilitando ao aluno se colocar como autor da história.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Clarinda Conceição Rocha de Sousa, Glaucia Muñoz dos Reis, Márcia Tostes Costa da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND