Sociedade do consumo e o papel da educação
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n3.4388Abstract
Aparentemente, o consumo é encarado pela sociedade atual, como algo banal, corriqueiro e extremamente comum, afinal diariamente realizamos tal atividade, sem planejamento prévio e reconsiderações. O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de consumo e consumismo na sociedade atual, apontando os impactos do ato de consumir na vida dos indivíduos e o papel da educação frente ao comportamento consumista. Para tal, recorremos aos estudos de Zigmund Bauman, Benjamin R. Barber, Lívia Barbosa e Paulo Freire. A intenção é contribuir para um consumo consciente que vise a mudança da sociedade, rompendo com o paradigma do consumismo, e da inversão do "ser" pelo "ter".Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Gabriel Bezerra Zecchin, Maria de Fatima Ramos de Andrade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND